Sementes que morrem

Marcos 4:17
Todavia, visto que não têm raiz em si mesmas, permanecem por pouco tempo. Quando surge alguma tribulação ou perseguição por causa da palavra, logo a abandonam.

Ontem falei da importância da oração para que as sementes germinem no coração de nossos amigos

Mas após a semente germinar, apos nos tornamos cristão, podemos cair, e deixar a fé.

Todos nós conhecemos muitas histórias de várias pessoas que abandonaram Deus.

E é destas pessoas que Jesus está falando neste versículo.

Por isso que não só a leitura, mas um estudo constante e diário das palavra de Deus é muito importante para criarmos raízes profundas em nosso relacionamento com Deus, pois as tribulações e perseguições virão em algum momento, e é preciso estar forte com Deus bem enraizados.

Ter também vínculos com a Igreja são também mais uma forma de ficar mais enraizado com Deus.

Servir em ministério, pregar, evangelizar, ministrar, ajudar irmãos, nos fazem sentir-nos úteis e mais praticantes, as obras que fazemos motivadas pela nossa fé, nos permitem crescer em relacionamentos, mas infelizmente também são um perigo, pois se não estivemos fazendo por Deus, sem esperar receber nada em troca, podemos estar nos enchendo de orgulho que é uma raiz de Satanás. Servir para mérito pessoal, é pecado, é em algum momento a perseguição vira da forma:
"Você faz tanto pela Igreja em troca do que"
"Pare de ajudar os outros, você só esta gastando seu tempo e dinheiro com um povo ingrato"

É preciso estar firme com Deus primeiro para saber responder as acusações de Satanás contra nossa fé e as obras que fazemos na igreja.

Marcos 4:19
mas, quando chegam as preocupações desta vida, o engano das riquezas e os anseios por outras coisas sufocam a palavra, tornando-a infrutífera.

Além das tribulações e perseguições, há ainda nossas necessidades e sonhos que podem desviar nosso foco de uma vida com Deus para uma vida só preocupado no salário, mas coisas deste mundo, no consumismo, dívidas...

Precisamos sim viver e ser responsável neste mundo, e podemos, e até devemos prosperar, e ter ambições, mas desde que isso não seja a coisa mais importante, onde gastamos todas nossas forças.

Comentários