Etapas da Vida

Refletindo sobre "a vida"... penso que a grande maioria das pessoas passam por 4 grandes etapas em toda a vida:

Bebê
Infância
Adolescência
Adulto

Não conheço ninguém que se lembre de fato de quando era bebê.
Mas é nesta fase em que todos nós aprendemos muito: Aprendemos a controlar nosso corpo: a andar, falar, correr, ouvir, usar os sentidos, identificar alguns perigos, reconhecer a dor, e nossos limites vitais (não sabemos voar e nem somos indestrutíveis)

Na infância, a partir dos 3 anos, começamos a entender melhor o mundo e as pessoas ao nosso redor, aprendemos a identificar muitas coisas, fazemos amizades, aprendemos a ler, a contar e calcular, e saber que nem tudo é do geito que queríamos... e já começamos a querer ir para a próxima fase da vida...

Na adolescência por volta dos 14 anos,  achamos que já somos adultos, que já  sabemos de tudo, e que o universo gira ao nosso redor.

E já na vida adulta,... mas tem muito velho de mais de 50 anos que ainda não chegou nesta etapa..., que é a etapa onde sabemos o que somos e o que queremos, e agimos com responsabilidade sem ficar dependendo de outros.

Adultos não são sustentados pelos pais ou outros parentes e amigos.
Adultos não ficam experimentando relacionamentos, pessoas, pois sabem o que querem, e que não existe ninguém que seja exatamente como sonhamos, mas que podemos tentar formar uma família como sonhamos.
Adultos não tem pressa, ou anseiam muito o futuro, pois sabem que estão na última fase da vida, e que quanto mais demorar melhor, assim fazem planos para o futuro vivendo o presente.
Adultos sabem que não adianta ficar olhando para traz, ou para os lados, que o passado e as pessoas ao seu redor o influenciaram mas não o controlam.
Adultos resolvem os problemas e não ficam reclamando ou culpando outros.

Mas a vida adulta também tem suas etapas:

Solteiro
Casado
Pai/Mãe: (easy, normal, very hard)
Velhice

A fase mais fácil e mais promissora da fase adulta é a vida de solteiro, mas infelizmente poucos vivem essa fase por muito tempo, geralmente as pessoas saem da adolescência guiada pelos hormônios sexuais para o casamento ou até a vida de pais, mas pular etapas é tem seu preço, pois a vida tem seus modo turbo para ensinar responsabilidade por meio de: gravidez, morte, doenças são coisas que mudam muitas realidades.

Por isso solteiro aproveite, estude, trabalhe, viaje, cresça profissionalmente, e espiritualmente e depois pense em construir uma família.

E o que é melhor do que um solteiro?
Apenas dois, unido forças, andando juntos, namorando, se conhecendo, somando, sonhando, noivando, planejando, casando, construído, crescendo, curtindo, aprendendo, convivendo e lidando com as diferenças e conflitos, se tornando um, crescendo espiritualmente como casal e ao fim ir para a próxima fase: pais.

Infelizmente a maioria chega na fase de pais sem passarem muito tempo como solteiros ou casados sem filhos, e aí está a raiz dos principais problemas em diversos casamentos.
Até cerca de uns 7 anos de um filho, sem contar a gravidez, boa parte do tempo, diversão, recursos, ou qualquer coisa tem que ser feita em função dos filhos.
Durante a gravides a mulher é controlada pelos hormônios e se torna outra, e após ainda tem que voltar a ser o que era que, e geralmente e outro desafio emocional, hormonal e físico.
Além de todo o trabalho antes de se ter um filho, agora há um trabalho diário de amor para no mínimo uns 18 anos.
Se você for um mal pai ou mãe, você terá um mal filho, pois a criança é moldada conforme é criada, assim não há resultado ruim, pois a origem do problema está sempre na educação que os pais deram ou geralmente deixaram de dar. O meio influência muito e por isso a família e a igreja deve conseguir influenciar mais que o mundo corrompido.
Quando somos adultos conseguimos até enxergar o que nossos pais erraram e conseguimos aprender e mudar, mas há muitos pais que são apenas crianças crescidas com suas birras e manias mimadas lutando com outra criança, e ainda muitas vezes exigindo dela o que elas mesmas não são:
Não grite, grita os pais, dando o exemplo de comunicação básica...
Seja organizado, diz os pais que estão sempre com a vida toda bagunça, sem horários claros, sem locais arrumados, sempre atrasados, com as finança sempre no vermelho vendendo o janta para comprar o almoço.
Respeite os adultos, diz os pais que se xingam, que vivem falando mal dos outros adultos na frente dos filhos.
Não bata nos outros, diz os pais que por quaisquer besteira descê a mão no filho...

E aí por diante...
As crianças refletem exatamente o que os pais são de forma muito evidente.

Por outro lado uma criança muito introvertida, tímida, submissa, obediente no extremo, com muito medo, ou explosões de raiva pode significar desde uma violência dos pais a até abuso sexual, afinal como fica a cabeça de uma criança quando no lar os pais que deveriam dar toda a segurança se tornam os agressores?

Crianças sem limites vem de pais sem limites, sem autoridade, e no futuro será que elas respeitarão alguma autoridade ou lei?

Até os filhos saírem de casa para morar sozinhos vou casar-se seremos país, depois desta fase chega a velhice.

Na velhice se tivermos sido bons país, teremos ajuda dos filhos, eles podem nos ajudar por amor, respeito, gratidão, nesta fase onde as forças e a saúde começam a se esgotar.

É uma fase onde podemos voltar a curtir mais o cônjuge, amadurecer, viajar, aconselhar, administrar a vida devagar, sem stress e gozar de tudo que conquistamos.

Mas o mais comum é exatamente o oposto:
Quantos adolescentes de mais de 30 anos ainda moram com os pais?
Quantos idosos são esquecidos pelos filhos e passam necessidades?
Quantas pessoas vivem para sustentar adolescentes rebeldes, baladeiros, vagabundos, drogados de toda idade?

Teoricamente cada um vai colher o que plantar, embora nada é garantia de que vá da certo tudo que fizemos, mas a probabilidade de acontecer algo bom se fizermos as coisas da forma certa com certeza é bem maior...

Eclesiastes 9:11
Percebi ainda outra coisa debaixo do sol: Os velozes nem sempre vencem a corrida; os fortes nem sempre triunfam na guerra; os sábios nem sempre têm comida; os prudentes nem sempre são ricos; os instruídos nem sempre têm prestígio; pois o tempo e o acaso afetam a todos.

Comentários