Language Friends APP

Em março comecei o Grupo English Fliends que desde então está muito legal, e crescendo diáriamente, e recentemente surgiu uma ideia de criar um APP com um conteudo diferenciado.

Mas sempre antes de começar um novo projeto, reflito e penso bem o momento da minha vida para calcular se tenho tempo, dinheiro, e se é o momento, e então antes de continuar tento pensar em cada etapa, cada fase, cada pessoa envolvida, e deixar os objetivos e intenções bem claras desde o começo.

Objetivo

Criar um APP de ensino de qualquer idioma para falantes de qualquer idioma, com atividades propostas pelos professores, usando as ferramentas disponíveis, cuja os professores serão únicos responsáveis legal por qualquer conteúdo sempre tudo de forma gratuita para atrair os alunos aos professores e se o Aluno quiser ele poderá entrar em contato com o professor e ter aulas particulares, cursos, ptraticar conversação de forma presencial, ou online.

Principio de funcionamento de um App deste tipo

Todo APP deste tipo geralmente é apenas a ponta de um iceberg, pois demanda mais trabalho de gestão de conteúdo, gerenciamento, arquitetura distribuída, e armazenamento de conteúdo, assim desde o principio o projeto focará em reduzir todos esses trabalhos e custos criando algum tipo de visualizador de conteúdo no próprio aplicativo sendo os servidores usados apenas para conteúdo estativo, seja de texto, imagem, áudio ou vídeo, e a aplicação deverá ser inteligente aos textos providos pelos professores a gerar as atividade interativa com o aluno, como um browser com HTML, CSS, Javascript, Imagens, Videos, e Audio 

Viabilidade

Eu, Fábio, no momento serei o único programador, e farei a aplicação aos poucos, sem prazo ou responsabilidades de continuidade do projeto ou conclusão do projeto, do qual será entregue continuamente e plataforma Android, feito em REACT, o viabiliza o funcionamento em ambiente IOS por meio do EXPO, ou um dia caso seja viável financeiramente publicar na Apple Store.

Principalmente na fase inicial todos os amigos e professores convidados a participar, serão voluntários, sem custos ou obrigações, mas fornecerão os primeiros materiais, ajudas, suporte, artes, opiniões, testes, ideias, de forma a assim todos contribuírem sem qualquer remuneração presente ou futura como uma causa comum que é ensinar um idioma e formar a ferramenta de acordo com algumas premissas e metas que serão descritas mais a frente.

Responsabilidade Legal dos conteúdos

Hoje em dia há muito conteúdo, mas há muito conteúdo próprio, com marca registrada, com direitos e patente de método, cuja o uso é estritamente para uso final de alunos e não pode ser usado para ser redistribuído a menos que haja a devida autorização, então cada professor é unicamente responsável legalmente pelo conteúdo que publicar.

Também nenhum conteúdo pornográfico, racista, homofônico, violento, ou que incentive o uso de drogas poderá ser publicado.

Assim recomendo que cada conteúdo seja bem elaborado criativamente como sendo um diferencial e não copiado de nenhum lugar que não seja próprio seu.

Ferramentas

Serão desenvolvidas várias ferramentas de atividade, simples ou mais complexas entre elas teremos:

    • Textos explicativos simples, com links
    • Textos com traduções
    • Textos com Imagens
    • Textos com áudio
    • Textos com vídeos
    • Flash Card de memorização, com textos imagens e áudios. 
    • Jogo da memória
    • Jogo de combinação
    • Perguntas de múltipla escolha

Toda conteúdo sempre funcionará local no aplicativo sendo baixado sob demanda aos poucos de servidores próprios dos professores, assim todo o conteúdo se torna distribuído na rede, reduzindo o custo da camada de hospedagem do servidor do aplicativo e dos professores.

Não haverá gestão de usuário, tudo ficará local, inslusive os progressos e andamentos, tudo para poupar o minimo de acesso a dados e complexidades, de login, privacidade, senhas, perfil.

Fases do Projeto
  • Fase 0 - POC - Só amigos e parceiros

    Amigos: são pessoas que querem aprender um idioma e testarão nossa plataforma para testes
    Parceiro: são empresas ou pessoas que dão aula e que irão preparar os conteúdos de acordo com as responsabilidades legais.
    A lingua padrão do sistema, documentação, será o ingles para uso internacional.
    Nesta fase o visual da aplicação não é importante (cores e design) e sim apenas o conteúdo e funcionalidade assim como a distribuição dos conteúdos de diversos parceiros em diferentes em infraestruturas de hospedagem diferentes, minimizando todos os custos e processos de publicação a administração do sistema como um todo
       
  • Fase 1 - Acesso Publico: Novos Alunos e Professores
É aqui onde tudo pode acontecer, se crescer lentamente, exigira pouco suporte, tudo ocorrerá lentamente de forma sausável, e fará muito bem a todos alunos e novos professores parceiros, criando uma incrivel comunidade de ensino e aprendizado 

Se a aplicação estourar, o custo também começará a crescer muito rapidamente assim como o suporte, e diversas demandas extras, legais, social que pode ocorrer, e consequentemente teremos que ir para a fase 3

  • Fase 2 - Exportação e individualização de aplicação
Nesta fase a ideia é começar a tentar ganhar algum dinheiro com a aplicação, seja com patrocionio, com links patrocinados, ou só vendendo apps de customizações.
Assim aplicação estando bem estável, e cada professor tendo aprendido a gerir seu proprio conteudo será possivel, aos professores terem seus proprios aplicativos customizados, a um custo viável padrão e de facil implantação e migração de todas as informações. 
  • Fase 3 - Rede Social - Venda
Nesta etapa a ideia é investir com servidores proprios e arquitetura para montar uma rede social de aprendizado com perfis individuais, e permitir que as pessoas tenham seus feeds, e se comuniquem de forma mais interativa com seus professores e outros alunos, criando as ferramentas de gestão de conteudo proprias, hospedando tudo em vez garantindo padronização, segurança, qualidade, disponibilidade e não mais se preoculpando com custos, pois a Marca a Aplicação terá valor, e investidores.
É aqui onde devo se decidir se a aplicação vai se transfomando em uma empresa, ou devo abrir mão da aplicação vendendo-a, mais nada é certo ainda então tudo pode ocorrer.

E quem estiver comigo até o final, até essa fase participando de tudo, seja das decisões, custos, testes etc, poderá continuar como socio, o participar do rateio, não sei como, não sei quanto, mas é problemas bem futuros que só vou voltar a pensar neles e modelar quando chegar na fase 2

Estratégia de venda

Não há como aprender inglês sem prática, sem conversação, sem interação, mas pagar para aprender o básico hoje creio não ser necessário pois já muitas opções e nosso App será mais uma, então cada professor tem que investir em produzir um bom material que cative o aluno a fazer as aulas de conversação e tirar dúvidas, então o segredo será levar o aluno dos níveis mais básicos até um nível que ele te busque para praticar

Funcionamentoto do APP

  1. Ao iniciar a aplicação será perguntado primeiramente o idioma nativo da pessoas pela bandeira
  2. Em seguida será perguntado o idioma de interesse que se deseja aprender
  3. Por fim será exibido uma lista de professores e informações resumidas sobre o que cada um tem para que o aluno possa escolher o processor e suas atividades
  4. Haverá um ultimo botão: seja um professor também, que abrirá um formulario de inscrição

Apos selecionado um professor ou escola (item 3), será feito download dos dados por demanda.

    • Será exibida uma apresentação com possiveis links, telefones, contatos, ou qualquer dado desejado
    • Em seguida uma lista das atividades disponiveis e recursos por nivel de acordo com filtros de busca
    • A pessoa clica na lição, atividade e executa, cada atividade concluida é contabilizada sempre localmente poupando complexidades de usuário e perfis.
    • O aluno poderá sempre saber o que concluiu e o que falta concluir, e/ou quantas vezes foi concluida, os percentuais de acerto, e data das ultimas conclusões
Essa é a idéia, e ai vamos nessa?

.
.
.

Hoje, cerca de um mês depois... 25 de fevereiro...
Decidi interromper essa ideia, por causa que depois de conversar com algumas pessoas e professores e estudar outros app disponível, vi que não é viável no momento continuar.

Achei muito bom esse app que tem muito do que eu gostaria de fazer

Comentários