Brigada de Incêndio

Hoje foi dia de treinando da brigada de incêndio do condomínio onde eu moro.

A bombeira deu muitas informações e exemplos que me chamaram atenção do qual vou listar os principais aqui.

Sensores normalmente dão alarme falso, e bem comum, pois alguém fumando no corredor, a panela que queima, uma obra que levanta muita poeira em fim, isso pode ativar os sensores de fumaça, e na portaria o precedimento é silenciar o alarme para até validar o foco no pavimento onde o sensor foi acionado, e se realmente houver foco deve ser reativado o alarme, então só segundo toque não existe, saia de casa, e aguarde no ponto de encontro que é a calçada oposta ao condomínio.

E importante todo morador saber onde fica o djuntor, e registros de ajuda e faz, e mostrar aos filhos, e funcionários, em fim informação salva.

Mangueira do gaz tem validade de 5 anos, após esse período ela pode vazar, então não economize com segurança.

As molas das portas corta fogo precisam ser reguladas com frequência, para que sempre haja o fechamento completo.

Bituca de cigarro é o maior causador de incêndio em condôminos, pois durante a queda a bituca se oxigenab com o vento, e este pode levar a bituca a entrar pela janela de algum apartamento e se cair sobre um carpete, cortina está iniciado um problema...

Fumar mata você, e ainda faz muito mal a quem está a sua volta, e é um vício que hoje está migrando para o nargine, onde jovens bem mais inconsequentes jogam as brasas em qualquer lugar.

Problemas elétricos é segundo maior índice de casos de incêndio, tem muita gente ignorante, metido a esperto, que faz ligações mal feitas, sem o mínimo de conhecimento e colocam seu imóvel e o dos vizinhos em risco.

Um exemplo típico é que nossos apartamentos não foram projetados para ter equipamentos de alta potencia elétrica ou 220v, como chuveiro elétrico, aquecedor, e ar condicionado, instalar esses equipamentos pode gerar sobrecargas e aquecimento na fiação.

Conhecer o condomínio é fundamental, saber o que é cada uma das portas do corredor que escondem os registros de água, eletricidade, sistemas, e lá embaixo aonde desliga o gaz, e principalmente saber onde estão os extintores e qual usar de acordo com o tipo de incêndio.

A responsabilidade primária é sempre do morador, por isso é importante o conhecimento mínimo, sobre prevenção e ações básicas a ser tomada, antes do sensor detectar o incêndio, ou de avisar a portaria pedindo ajuda.

É importante o condomínio se organizar com os moradores para fazer a prática de extintor no mesmo dia em que foi agendado a retirada da recarga, pois durante o uso muitos sofrem outros tipos de acidentes por não saber usar em momento de pânico

E preciso ter um cadastro de deficientes e com dificuldade de locomoção e pessoas acamadas, e unidades que passam ter cilindros de oxigênio.

Ao usar as escadas para descer, sempre vá pela direita, deixando a esquerda livre para os bombeiros subirem

Nunca abram portas que estejam quentes.

Antes de ajudar em emergencia primeiro pergunte se a pessoa quer ajuda.

O porteiro nunca pode abandonar o posto, então em caso de incêndio a noite, a comunicação é fundamental, junto com a ajuda dos brigadistas.

O telefone dos bombeiros é 193

Comentários

  1. Bom lembrar também: se necessitar utilizar o extintor do corredor, opte sempre pelo extintor pequeno. Pela maior facilidade de manuseio e por ser adequado para uso na queima de todo tipo de material.

    ResponderExcluir

Postar um comentário