Consumo e Empoderamento

A palavra "empoderamento" tem sido muito usada hoje em dia, em vídeos, filmes, comerciais, redes sociais, em fim em qualquer lugar, inclusive já está em nossos pensamentos, e consequentemente em nossas casas.

Mas o que significa isso?
Que poder essas pessoas querem possuir?

Outro conceito muito explorado desta geração a o "consumismo", nesta era digital, onde a compra por impulso, é altamente explorada, permitindo pessoas a comprar qualquer coisa em qualquer lugar, sem o mínimo esforço, e até mesmo sem recursos, no crédito, no carnê, criando dívidas muitas vezes desnecessárias.
Pessoas vendem, compram, trocam tudo, muito facilmente, descartam, tudo muito rápido, e nada mais satisfaz a ansiedade, o ego o sentimento de possuir algo, tornando tudo descartável e sem valor.

Agora, quais são nossas necessidades mais básicas? Precisamos comer, ter saúde, descascar, ter um sentido de viva, nos sentir amado, e amar alguém.

Mas nos alimentamos mal, com muito lixo industrializado, fastfood, e perdemos a saúde.

Nossas vidas loucas, competitivas, nos geram muito trabalho, para pagar as dividas que não precisaríamos ter, tirando nosso descanso, gerando um stress, e prejudicando mais a saúde.

Perdemos o sentido da vida a todo instante, temos novas metas, muitas vezes incentivado pela inveja, de ter algo que não precisamos, mas invejamos, e vivemos com propósitos cada vez mais e mais consumista, e quando conseguimos nem sabemos como usar, aproveitar, desfrutar, usar.

Para que serve ter um celular de última geração, só para ligar, ficar em redes sociais, e rua umas fotos, se há tantos celular mais barato que faz o mesmo?

Só que adianta terá um imóvel luxuoso, se não há quem o viste? Ou morar em um condomínio com muito lazer, se não há tempo para desfrutar?

É que "poder" é esse que se deseja conquistar? E para que?

Há tantos cosméticos, cirurgias plásticas, academias, tudo visando a beleza, transformando pessoas em seres lindos, desejáveis, agradáveis a quaisquer olhos, definindo a perfeição, criando desejos, sonhos, inveja, em uma sociedade consumista, que logo se enjoa, e descarta coisas e também pessoas.

O pensamento de empoderamento, gera a ilusão de supervalorização, assim se seu parceiro não te corresponde com tudo que deseja, você se sente no direto de buscar outro, de trocar, de descartar uma pessoa, como se fosse um produto, e todos pensando assim, cada vez mais o número de relacionamentos temporários aumentam, pois nunca ninguém se sente satisfeito, preenchido, nada é suficiente.

Mas o tempo não para, envelhecemos, vamos perdendo as forças, a beleza, a facilidade de aprender, ficamos mais teimosos, cheio de mais hábitos, e no fundo cansados, muito cansado dessa vida maluca competitiva de consumismo...

Comentários