Adeus Avó Maria

"O justo perece, e ninguém pondera isso em seu coração; homens piedosos são tirados, e ninguém entende que os justos são tirados para serem poupados do mal."
( Isaías 57:1 )

Minha avó faleceu hoje.
A mãe do meu pai,
Meu pai, é o primeiro filho, e eu o primeiro neto.
Meu pai era chamado de "reizinho", e eu o "filho do reizinho" palavras que nunca mais ouvirei.
Parece que eu, meu pai, e a Milena, minha primeira fila, fomos os últimos que ela viu, às 14h aproximadamente de hoje... e morreu as 16h...
A linhagem de primogênitos estava presente... Filho, Neto, Bisneta...
Pude dar os últimos Beijos na cabeça grisalha, sentir o calor da vida ainda em seu rosto, e ver seus olhos já cançados de 2 meses de hospital.

Ninguém sabe a hora! Só Deus sabe o tempo de cada um, temos que viver uma vida boa, pois ela pode acabar a qualquer momento. 

Viver de forma que deixemos algo de bom ao mundo, filhos, amor, sabedoria....

Meu pai me lembrou de uma frase sábia que meu avô, que também já morreu a 4 anos, sempre dizia:

"O mundo é a maior escola,
O tempo e melhor mestre,
E a vida a maior lição"

No enterro no meu avô meu pai ironicamente comentou que a "fila estava andando", e hoje andou mais um pouco...

Ao saber da morte não me contive, e chorei, e choro ao pensar, falar, e escrever...
Então entendi que só está doendo em mim, pois há amor, carinho, consideração, saudade, respeito...
O amor é o tempero da vida!!!
E o amor que dá o sabor, o sentido!

Na semana passada, quando fui visita-la, ela me contou algo emocionada: "que tinha mudado para minha religião, que tinha aceitado Jesus", achei lindo a forma que ela contou, com os olhos cheio de lágrimas, depois de 91 anos de católica, no fim da vida ela se rendeu, ao que eu, minha tia, meus irmãos, já pegávamos...
Ela se rendeu pois tinha muitos irmãos orando e intercedendo por ela. Independente de igreja, da placa o primeiro passo no caminho certo ela deu. Já salvar cabe a Deus, a Jesus que salvou o ladrão na cruz, mesmo sem batismo ou qualquer outro conhecimento teológico ou qualquer obra.

Sentirei Saudades!
Maria Mota Conceição Ferreira

Comentários