Como você está?

Ola, tudo bem com você?
Sim?
Mas tudo mesmo?
Tudo é muita coisa?
O que é tudo?

Inevitavelmente cada pessoa define seus valores base, e constroem sua vida sobre esses valores, mas quando uma destas bases, como em uma pirâmide, da problema, tudo acima tem a tendência de desmoronar.

Geralmente as pessoas acham que definiram suas bases corretamente, seguindo um padrão comum, indicado pela sociedade que vivem.

Como cristão é normal dizer que a base de tudo é Deus, depois sua própria vida, seus valores espirituais que dão base a sua saúde física e mental, depois para os casais, vem o casamento, e por fim para os que são pais, os filhos que formam a família.

Deus => Você => Casamento => Família

A vida de solteiro, só tem 2 elementos nessa pirâmide, de valores, por isso que quem está casado ou trem filhos dia que a vida de solteiro é fácil.

Quando casamos passamos a 3 elementos, e consequentemente ao chegar pois filhos o casal forma realmente uma nova família pois novos indivíduos dependem do casal, e é o casal que deve plantar a base de Deus no coração destes filhos para que como solteiros, comecem a ter uma vida com a base correta. E isso custa muito mais que dinheiro, custa energia emocional e espiritual.

Assim, a questão é quando maior é nossa família, nossa construção, mais forte precisamos que a base seja.

Nosso relacionamento com Deus é importante.
Mas também, a boa saúde física e mental nos mantém íntegros para os desafios da vida.

Pessoal sem saúde mental mas fortes espiritualmente se tornam fanáticas e religiosas, e ficam a parte da sociedade comum.

Por outro lado pessoas fracas espiritualmente se tornam hipócritas, pois não conseguem viver praticando os principios da fé, e essa e basicamente a sociedade comum, e com isso chegamos a extremos?

Mas há também quem não cuida da saúde física, que negligência o templo do espírito de Deus, e está sempre fraca, doente, indisposta, com dor. Onde essa pessoa se encaixa na sociedade?

Por isso, eu pergunto:
Está tudo bem com você?
Como você está realmente?
Perceba que há sempre um elo entre duas coisas.
Se não estamos bem espiritualmente, é porque também não estamos bem conosco mesmo.
Não há como estar bem com a família, e com o casamento, se não estamos bem na base, no pessoal, e com Deus.

Temos bases reais e as que imaginamos, ou que são nossa fuga, para não enxergar a realidade que vivemos, e assim nos anestesiar, nos drogar, viciar.

Assista esse vídeo, antes de continuar lendo:

Como saber se como vemos o mundo realmente está correto, ou se estamos interpretando tudo errado?

Será que minha visão da realidade não estaria distorcida pela nova realidade da pandemia, do novo normal?

Mas como saber quais são suas bases? 
Ou quais são seus vícios e fugas?

É só pensar naquilo que você tem prazer de dedicar tempo, dinheiro, fazendo, cuidando, pensando.

Perceba que o elo central de tudo começa em nós mesmos.

Como você está?
Como você está consigo mesmo?
Como está sua saúde mental?
Ansiedade ou preocupação com o futuro?
Stress ou preocupação com o presente?
Depressão ou traumas do passado?
Mas...
Como você está se conectando com Deus?
Como você está fazendo de Deus sua base?
Como você está cuidando do seu casamento, acima de você?
Como você, junto com seu cônjuge, estão servindo de base para sua família.

Tudo começa em nós mesmos, sempre.
Se eu não estou bem, nada ao redor estará.
É hora de rever minhas conexões.
Momento de me cuidar fisicamente e mentalmente.
E buscar estar mais perto de Deus e reconstruir minha vida espiritual, antes de pensar em casamento ou família.
Antes de culpar o cônjuge, filhos, e situações da vida que é difícil para todos.

Nesta pandemia, a grande verdade é que tem muita gente que não está mais bem consigo mesmo, pois seria valores foram abalados, passamos muito tempo no isolamento, na TV, na Internet, em jogos, filmes, séries, em chats, em redes sociais, e isso tudo mudou e está mudando nossos pilares, nossas bases, nossas prioridades, nossos valores sociais, e consequentemente nossa mente! Será que depois dessa pandemia conseguiremos voltar a viver em sociedade? Juntos fisicamente com outros? Ou será que nossas vidas convergiu para o individualismo e egoísmo? Será que não estamos nos acostumando com o isolamento social, e o isolamento afetivo e físico? O novo tédio, o ficar em casa, presos só na internet, comprando, consumindo Imagens, vídeos, textos, e mais conteúdo, só que gostamos, isso não seria vício? Ou está gerando um Pânico? Um medo do mundo real, hostil, onde não podemos bloquear pessoas como fazemos online? E também estamos sendo influenciados por qualquer um que também tem bases questionáveis, vida questionável, que mostra só o lado que é conveniente para ter curtidas e seguidores... Quem estamos seguindo? Canais? Cristo? Serviços de streaming? Marvel? Tendências? Youtubers? Mas e fora, no mundo real? Não polarizado, como sobreviver agora fora da proteção virtual que criamos?

Polarização, estamos todos polarizados digitalmente ao que seguimos, fechados ao diálogo, ao debate, no novo normal há muitos cancelamento, e bloqueios virtuais, físicos, e até mentais, fugimos do que não nos agrada e seguimos em frente em vez de resolver, mas não temos a mesma oportunidade no mundo real, e assim casa vez mais pessoas preferem viver no isolamento digital, polarização suas mentes apenas com o que lhe é agradável.

Mas o tempo é implacável.
O tempo cobra sempre.
Na saúde, mas contas, na vida.

Como você está?

Comentários