Pilares da minha Trajetória Profissional Atual

Hoje relembrei muito minha carreira, e momentos marcantes de minha trajetória profissional.

Antes desse blog eu postava muita coisa no meu site pessoal, e abaixo vou compartilhar com você alguns destes textos, muitos interessante sobre pilares de valores que tenho hoje:
(desculpe os erros lendo alguns hoje vi que tem um monte de erros).  

Primeiramente é necessário saber que eu tentei por 8 anos ser empresário, fora o tempo que trabalhei de forma autônoma, mas tudo tem um fim

http://www.fabioferreira.eng.br/demissao-fim-da-impactro.aspx

Depois que voltei a ser funcionário, também decidi me atualizar e estudar mais um pouco e entender melhor os processos de criação de software em empresas, e percebi que no fundo bons programadores com bom hábitos já fazem muita coisa certa, o restante é só consequência de fazer parte de uma boa equipe de mesmo nível.

http://www.fabioferreira.eng.br/habitos-saudaveis-podem-virar-processo.aspx

http://www.fabioferreira.eng.br/habitos-qualidade.aspx

Também aprendi a valorizar e precificar muito melhor pois por mais simples que algo parece há muita coisa em jogo que é complexa e exige algum conhecimento, ou seja, nada é simples, e quanto mais complexidade se adiciona a qualquer sistema, mais caro é de suportar tudo por muito tempo

http://www.fabioferreira.eng.br/orcando-projetos-aplicativos-android.aspx

Para meu trabalho de TCC resume bem o que penso hoje em dia!
Ilustrado por essas imagens, e pelo banner que fiz!


http://www.fabioferreira.eng.br/agora-sou-pos-graduado-em-engenharia-software.aspx

E é preciso entender que software é algo novo, e a profissão de programador foi criada e poucas décadas atras então, é necessário aprender sempre, e se reinventar sempre


Comecei com aprendendo Basic em 1989 em um CP500 lendo livros em bibliotecas, e fazendo um cursinho, depois aprendi Clipper, e C ++, enquanto estava no colégio fazendo Eletrônica, depois no meu primeiro emprego chegeui no mundo Web com APS e VB6, em meados de 2000.
Então depois com um pouco de Java e logo depois .Net que direcionou minha carreira por mais de 10 anos, depois dai foi um mix entre plataformas o que me permitiu sair da minha caixinha, terminando a empresa fui para o mundo com uma boa bagagem que me pode abrir a mente para conhecer de tudo, a começar por outros sistemas operacionais como o Linux, OSX, Devices Android, TV, IOS, Web, banco de dados locais SQLite ou em Servidores Cloud, em fim de tudo um pouco, de hardware embarcado com FreeRTOS a Servidores na AWS e Azure, sistemas em Javascript com NodeJS que rodam de forma nativa, usando frameworks como Angular, REACT, muito aprendizado nos ultimos 10 anos, caramba, fora minhas brincadeiras pessoais com IA, OpenCV, Raspberry PI, ESP8266, e Arduino!!!

Não posso deixar de sitar o BoletoASP, que foi um projeto que mantive por mais tempo e fiz muitos clientes e amigos e que hoje é um open source no https://github.com/impactro/Boleto-ASP.NET 

Em resumo, vida de programador é isso, aprendizado constante, sem desculpa!

Comentários