Pré-adolescente

Lembro do medo que eu tinha, e ainda tenho, de expressar algumas ideias e opiniões aos meus pais, medo de ferir o amor deles, de frustrar as expectativas, por isso acho que em casa, minha pré-adolescente é mais calada, contida, insegura, mas na raiva ela solta algumas coisas que sente, que pensa, que já entende...

Assim ela está começando a se abrir aos poucos, dizer migalhas, com medo, mas dando pequenos passos, dicas do que sente, e não podemos reprimir, mas incentivar que fale, que grite, que ela é diferente de nós dois.

Acho que a prendemos muito por causa de nossas inseguranças, e ela precisa se sentir mais livre na forma de pensar, de crer, de amizades, de andar sozinha na rua, de gastar o dinheiro dela com o que ela quiser, de se machucar e errar, fisicamente e emocionalmente, dentro de limites, para que ela possa buscar refúgio e segurança em nosso amor.

Precisamos tomar mais cuidado do que projetamos nela, sobre ser cristã até por mais que isso nos fruste, esse é o livre arbítrio, ser boa aluna, sobre aparencia, sobre comentários e comparações, e nossas experiências traumáticas, são nossas, e não dela.

Ela precisa aprender a pedir nossa opinião, e não nós ficarmos direcionando ela em tudo sem que ela peça, assim tentando controlar tudo, sem que ela queira, ela nunca se sentirá segura ou responsável.

Comentários