Sabedoria da paz

Em Jô 28, diz o que o homem pode fazer... Diz o que o homem acha valioso... E diz que a sabedoria, está acima de tudo que o homem conhece ou pode comprar, e que só Deus tem acesso....

Já no novo testamento diz

Quem é sábio e tem entendimento entre vocês? Que o demonstre por seu bom procedimento, mediante obras praticadas com a humildade que provém da sabedoria. Contudo, se vocês abrigam no coração inveja amarga e ambição egoísta, não se gloriem disso nem neguem a verdade. Esse tipo de “sabedoria” não vem dos céus, mas é terrena; não é espiritual, mas é demoníaca. Pois onde há inveja e ambição egoísta, aí há confusão e toda espécie de males.  Mas a sabedoria que vem do alto é antes de tudo pura; depois, pacífica, amável, compreensiva, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sincera. O fruto da justiça semeia-se em paz para os pacificadores.
Tiago 3:13‭-‬18 NVI

Essa escritura é incrível pois explica claramente o que dirige nossas vidas!
Se é a sabedoria de Deus, ou nosso ego!

Quando só nossa opinião importa, quando o impostos nossas vontades, agimos com orgulho, isso só gera guerra, conflito, raiva, repulsa, pois o outro, o próximo, nem sempre que o que queremos, nem sempre aceita o que desejamos...

Mas a sabedoria de Deus se baseia na paz, na misericórdia, na aceitação do livre arbítrio, no amor para que possamos ter sempre conversas amáveis, pacíficas, prazerosas pois entendemos, sentimos, simpatizamos com o outro, buscamos a empatia, sem julgar, muito menos condenar, e amamos sinceramente a vida do próximo, e vivemos juntos a paz, pois nos tornamos pacificadores.

O que abrigamos no coração?
Ódio ou amor?
Amarguras ou sonhos?
O que realmente há em nossos corações?
Quem realmente somos?
Pacificadores ou egoístas em busca constantemente de conflitos, guerras por qualquer motivo, só para nós sentirmos por cima, nos acharmos melhor, por defender nossas opiniões???

Quando você fala, quando abre a boca, todos gostam de ouvir? Suas conversas são construtivas? São edificante? Ensinam? Amam? Mostra interesse pela vida do próximo? Você só fala de si? Ou nunca se expõe com sinceridade apenas para se parecer forte, se parecer melhor?

Como são suas conversas com todos?
Há alguém com quem você não gosta de conversar?
Porque?
O que incomoda?
O que há em seu coração sobre essa pessoa?
Quais julgamentos?
Quais preconceitos?
Quais mágoas?
Há traumas?

O quanto você vai orar por isso?
O quanto você irá buscar temor a Deus para alcançar essa sabedoria?

Disse então ao homem: ‘No temor do Senhor está a sabedoria, e evitar o mal é ter entendimento’ ”.
Jó 28:28 NVI

Seja um pacificador, sábio e misericordioso, como Jesus foi!

Comentários