Liderança

O que e liderança hoje em dia?

Democracia é a opinião da maioria.
Ditadura é o autoritarismo externo de vontades egoístas.
A Bíblia ensina que o homem deve liderar a família, mas qual de fato tem sido o papel do homem em uma sociedade feminista que ao mesmo tempo pode ser: pai, filho, marido, funcionário, patrão, amigo, desconhecido...

O mesmo vale para a mulher, que conquistou seu espaço, mas não pode tirar a autoridade que Deus deu ao homem.

É impossível não falar de autoridade quando se fala de liderança por isso gosto de lembra destas duas escrituras:

Mateus 3:15 Respondeu Jesus: Deixe assim por enquanto; convém que assim façamos, para cumprir toda a justiça. E João concordou.

Lucas 5:5 Simão respondeu: Mestre, esforçamo-nos a noite inteira e não pegamos nada. Mas, porque és tu quem está dizendo isto, vou lançar as redes.

Não há liderança sem respeito a autoridade.
Sem que alguém se submeta a obedecer.
Neste exemplo acima vemos João Batista mesmo sem entender o motivo ele obedece Jesus porque confia em Jesus.
O mesmo com ocorre com Pedro na precária, quando Jesus ordena para fazerem denovo eles não questionam.

É simples saber se nós confiamos em quem nos lidera, basta ver o quanto obedecemos sem questionar, debater, argumentar, qualquer direção.

Não importa se esta certo ou errado, afinal Deus pode fazer qualquer situação mudar por mais errada ou certa que seja, mas qual é o meu coração em querer obedece o confiar segamente, como naquele filme de comédia: "Sim Senho"

Por um lado somos tão egoístas que não queremos a opinião de ninguém,  por outro tempos medo de pedir conselhos e ser influenciados para algo que seja ruim e com isso de alguma forma iremos com certeza querer culpar alguém que só aconselhou, quando na verdade somos os únicos responsáveis por qualquer coisa que decidimos fazer.

O principal motivo pelo qual os discípulos confiavam em Jesus era porque ele primeiro provou quem ele era, e isso faz toda a diferença, não há como liderar sem provar que você ama quem você está liderando, sem que as pessoas sintam que podem realmente confiar e você.

Por pro lado é preciso de tempo, e as pessoas terão que aprender a confiar mesmo sem ter tantas certezas e provas, geralmente só pelo fato de estar em um mesmo grupo ou fé já deve ser o suficiente para que o líder se sinta cara vez mais a vontade e útil na ponta de Deus, e os liderados vez mais amados.

Quando obedecemos sem entender estamos demostrando nossa fidelidade, fé, lealdade, confiança na liderança, mas quando só obedecemos aquilo que entendemos estamos apenas sendo razoáveis, sensato, lógicos, fazendo meramente o que já poderíamos estar fazendo.

Um exemplo típico de um falsa liderança baseada na razoabilidade são as dietas ou tratamentos de saúde, hoje em dia a grande maioria das pessoas só vai ser preocupar com a saúde depois que ocorre algum incidente, e aí, lógico começa a seguir fielmente as direções do médico, pelo menos por um tempo.

Na família não deve ser diferente, os filhos ainda não viveram toda a experiência de vida dia país, e não precisam passar pelas mesmas experiências ruins para saber que não e bom, mas eles precisam de alguma forma se sentirem seguros e amados para poderem confiar segamente em tudo que os pais dizem mesmo quando não entendem ou concordam.

No casamento boa parte dos conflitos entre os cônjuges são por causa de coisas sem "valor", meros detalhes, que as vezes servem apenas como exemplo palpáveis para encobrir coisas mais profundas gardadas, por isso que a referência de perdão Jesus é quase que incontável:

Mateus 18:21-22 Então Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes? Jesus respondeu: Eu lhe digo: Não até sete, mas até setenta vezes sete.

Se um irmão Jesus diz para perdoar 490 vezes qual número Jesus daria para o cônjuge? o dobro? 10 vezes mais? 

Comentários