Educação 4.0

O psiquiatra e escrito Augusto Cury diz: "...No passado, o número de informações dobrava a cada 200 anos, hoje dobra-se a cada um ano. Além disso, uma criança de 7 anos de idade, pasmem, tem mais informações que um imperador romano tinha no auge de Roma. Uma criança com 9, 10 anos, tem mais informações do que Platão adquiriu em toda sua história..."

Mas antes vamos entender a origem, da da Educação que é um processo, um produto, e patrimônio cultural.

Entendido isso, e analisando as tendência sociais a educação convencional perde o sentido, e a nova proposta dada por alguns estudiosos está na Educação 4.0 

Historicamente o conhecimento era buscado para resolver necessidades pontuais. Hoje tenta-se ensinar tudo a todos, e não se aprende nada.

Todo conhecimento surgiu com um objetivo de se resolver um problema, e assim tudo se conecta, a leitura com a matemática, ciências, história e geografia, como coisas complementares, um exemplo de curso disruptivo que usa esse conceito e o do professor Ricieri, do museu Prandiano

Quando a educação perde o pilar do propósito, o processo educacional perde o sentido, como mostrado neste vídeo


Comentários