Gratidão 2020

A cerca de um ano atrás, em janeiro de 2020, fui incrivelmente abençoado com uma viagem internacional a trabalho para Philadelphia, e essa foi uma grande imerção que tive de inglês, minha primeira viajem internacional, e consegui também além de trabalhar, rapidamente fazer uns passeios conhecer a unidade da igreja (ICI) que frequento, e ainda participar de uma ação voluntária beneficiente do HOPE, e conhecer dois museus. Em fim, destravei, perdi o medo de falar ou de ouvir inglês e não entender, ou de participar em reuniões comuns em inglês hoje onde trabalho. Antes eu ficava muito nervoso, inseguro, stressado, e era muito cansativo pois eu ainda usava o modo mental de tradução, e não pensava em inglês, e essa chave todo mundo que estuda inglês uma hora aprende a virar, a muda seu modo e aí fica tudo mais tranquilo, e o idioma começa a fluir.

Hoje ainda não sou totalmente fluente, mas consigo me virar bem, sem medo de não entender, pois sei pedir explicações e isso faz fluir a conversa. Então depois que voltei comecei a estudar inglês mais intensamente, e tentando praticar formei o grupo English Friends como já contei neste vídeo em julho.

Mas como tudo que começa com certo ânimo, com o tempo da uma esfriada conforme outros problemas da vida aparecem... E a pandemia chegou no Brasil em março, em seguida minhas crises de enxaqueca ficaram sendo quase que diárias, comecei a ter inflamação no maxilar e ATM causado pela dor, no meio do ano após exames foi detectado um pequeno aneurisma, que me deu muito medo de ter um AVC, isso junto com minha sinusite, e asma, em época de pandemia, em fim me sentia um condenado a morte a qualquer momento seria minha vez, tinha medo de sair de casa para me tratar e pegar covid, fiz muitas consultas virtuais, fiz teste de Covid em um mês que eu tinha ficado bem mal da asma, e graças a Deus não deu nada, mas como encontrar motivação para estudar, trabalhar, ou fazer qualquer coisa, qualquer sonho, se a qualquer momento vou morrer de algo...

Em fim, fiz uma tratamento para a enxaqueca, e também para ansiedade o que causava meu stress e depressão e consequentemente a enxaqueca, mas os remédios dão muito sono, e a produtividade no trabalho, e foco caíram, então tive que dormir mais, relaxar mais, deixar o inglês de lado, relaxar com muita coisa, evitar stress e precoculpações, e aprender a levar a vida mais leve, sem trabalhos complementares, sem qualquer outra preocupação além do trabalho, família e igreja, e qualquer coisa a mais deveria ser apenas um hobby não uma responsabilidade...

Mesmo assim só com as questões familiares, financeiras e problemas do passado a resolver a depressão as vezes vinha forte, o sentimento que a vida é muito dura e difícil, as vezes chegava junto com o medo da morte ou até o desejo de chegar logo a morte, só de raiva como resposta para meus conflitos.

Uma vez minha filha ainda tão jovem, gritou em meio a uma discussão que queria morrer, e hoje penso quem nuca quiz, quem nunca pensou nisso, a dor, a raiva, as vezes é tão grande dentro de nós quando nos frustramos com algo, que queremos sumir, ou nunca ter existido.

Afinal esse ano foi dificil para todos, as crianças ficaram em casa tendo que usar ferramentas e programas jamais usados, se adaptar a aulas onlines, a dinamica da familia mudou comigo trabalhando homeoffice, vendo a esposa e minhas filhas direto, conversando, cobrando, enxendo o saco, e o contratio reciprocamente afinal, tanta mudança em tão pouco tempo todos em um stress de tantas novidades. E ficando só em casa, cade as conversas descontraidas com colegas, com os amigos, e irmãos da igreja, os papos para reclamar ou desabafar, se abrir, e falar realmente profundamente ultimamente tive que recorrer com a psiciloga.

Na igreja uma amiga perdeu o irmão, que se suicidou, e ela comentando sobre a dor, que ele sentia que relatou na carta que ele deixou, e ela comentando pude me identificar muito de várias formas como já me senti.

Mas por outro lado a vida profissional não para, e a tecnologia está sempre evoluído, no trabalho começamos a usar REACT, tive que correr e aprender de um mês para o outro, a empresa forneceu um curso online em inglês, que foi o primeiro que conseguir fazer e entender, o que me animou começar a ver séries e vídeos em inglês sem legenda sem se preocupar mais com as partes que não entendo, para treinar e praticar a nova linguagem fiz uma Calculadora Simples, e refiz meus dois app: Cante uma nova canção, e o iDAccess em REACT Native, usando o EXPO. Isso para concretizar mais o aprendizado da linguagem do começo as fim.

Mas com tudo entendi que tenho que relaxar e viver a vida, e aprender curtir a familia e não cobrar só resultado, notas, organização da casa, e me divertir, comer junto, aproveitar os momentos de conversa, as trocas de ideias, assistir filmes e series juntos, fazer nada junto, em fim, e fazer os momentos devocionais, mesmo forçando um pouco, preciso trabalhar para viver e não viver para trabalhar, preciso desacelerar e entender que se eu morrer, a empresa contrata outro, então não devo dar a vida pela empresa, apenas vender o tempo do qual sou pago, pois se eu morrer, quem perde realmente é só minha familia, e parentes.

E pensando tanto em morte como se fala tanto em 2020, por causa da pandemia, reforçando sempre que qualquer um pode ser o proximo, resolvi parar de adiar e comecei a fazer meus vídeos devocionais, de tecnolgia, e começar meu canal, pois isso pode ser tudo de lembrança que minhas filhas, netos terão de história de mim, então deixa eu correr, olha só que ridicula motivação, deixar um registro do que creio, mas motivações erradas duranpouco, tanto é que dei uma parada de fazer videos, mas fui muito intenso no começo querendo deixar algumas convicções mais profundas, foi uma forma de "berrar amor ao vento por gerações", mas em breve continuo agora com o simples propósito de fazer algo madure, real, leve, espiritual ou nerd!

E já como o fantasma da morte estava sempre me perseguindo no final do ano decidi enfrenta-lo e me desafiar a fazer uma coisa que sempre quiz fazer: Mergulho, fiz um curso de mergulho, e fui fundo nas minhas emoções e medo, asmático, sempre gripado, e agora à alguns metros abaixo dágua, com o dobro da pressão atmosférica, submerso com um aneurisma, com mais de 20Kg de equipamento, fazendo tratamento de enxaqueca e ansiedade, decidir viver, ter calma, controlar a respiração, controlar a flutuabilidade, aprender a usar meu pulmão como parte dos equipamentos para voar sobre o fundo do oceano, e aquele momento inesquecível, só eu e o peixinho azul que segui, tive meu momento "Dolly", e esqueci de todos problemas que tenho na superfície, deixei a mente vazia, somente a técnica do mergulho para me manter vivo, e respirar por equipamentos, mas em um certo momento pude por os joelhos na areia do fundo do mar e orar a Deus grato pela experiência incrível e a maravilha que há ainda preservada debaixo do mar.... Desde então nós momentos de aflição e depressão, pensamentos suicidas foram trocados pela coragem de fazer novas experiências, afinal a morte é certa para todos, só as possibilidades de morrer que estão aumentando a cada dia mais intensamente.

Mas até chegar meu dia, quero viver experiências novas, e reviver, e relembrar, e compartilhar essas experiências. 

2020 foi para todos um ano muito difícil, mas tudo ano tem suas dificuldades, seus problemas, perdas, mas também as vitórias.

Então para finalizar, pois é bom poder lembrar.

Nada é melhor que uma lista de coisas que consegui concluir, para orar e agradecer as inumeras bençãos de Deus!

Viagens

Viagem philadelphia: Herr's, ICI, Hope

Campos do Jorão: Chalé - Férias 5 dias

Aniversário Milena: Duplex

Aniversário Cecilia: Praia

Ilha Bela: Mergulho, Mongagua - férias 20 dias

Fim de ano: Sítio

Contas / Dividas

Pagar escola e fazer matriculas para 2020

Acordo Condominio

Pagamento dívida Itau Erika

Pagamento dívida Osvaldo a vista

Pagamento dívida Pai, parcelado 10x

Pagar escola e fazer matriculas para 2021

Compras

Porta camarão do quarto Casal

Cadeira para trabalhar

Broadlink Pro + Termometro/Umidade

Nova torneira Cozinha

Comprar Beliche nova para meninas

Vender cama velha na OLX

Derrubar mureta cozinha 

Novo Balcão da Cozinha

Novo Armario Sacada que eu fiz

Rack da Sala

Armario Quarto Casal

Início de Mesadas

Celular da Cecília

Natal com presentes

Outros

Dentista

Neurologista/Psiquiatra/Terapia/Aculputura

Videos no meu canal

Grupo de Ingles: English Friends

Aulas de Ingles Preply, Spring, Cambly, EM

Curso de Mergulho

Plantas

Curso REACT

App Calculadora Simples

App Nova Canção

App idAccess

Finalização Site Universal Contabil

Ajuda com problemas no Condominio 

Migração Servidor Carroção

Que 2021, eu possa continuar sendo abençoado e levar benção para outras pessoas proximas   

Comentários

  1. Olá Fábio, quanta coisa hein?

    Muito legal suas reflexões. Continue

    ResponderExcluir
  2. Muito boa sua reflexão gostei bastante da para vc escrever um livro heim .
    Muito bome

    ResponderExcluir
  3. Obrigada por compartilhar. Que em 2021 você possa aumentar sua lista de realizações.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom Fábio!! Eu e o Fe amamos vocês. Agradeço sua abertura e coragem. Amo isso, tenho certeza que Jesus se agrada de um coração assim. Deus é fiel sempre !! Sei muito bem como são muitos pensamentos que compartilhou, tb já tive os mesmos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário