Profundo Literalmente


Estou de férias, em fim, descansar!
Por outro lado penso em fazer algo novo, ir conhecer algum lugar, viajar, viver alguma aventura diferente...

Então, depois de pesquisar, e refletir, e analisar, decidi fazer um curso de mergulho, e conhecer as profundezas do mar!!!! 

Mas na verdade não vou tão fundo, assim.

Agora que já fiz o curso teórico, o treino em piscina, e uma prova, me sinto mais seguro.

Mas há diversos cursos e especialidades de mergulho, e o que eu fiz é o primeiro passo apenas, o mergulho recreational, apenas para curtir, ver as maravilhas do fundo do mar até no máximo uma profundidade de 18 metros.

Para profundidade maiores é necessário outros equipamentos, outros treinamento, outro tipo de mistura de ar, etc...

Mesmo assim da certo medo!

Na piscina é estranho vencer o psicológico, o instinto de prender a respiração, e conseguir respirar normalmente debaixo d'água, ficar calmo, relaxado, manter a flutuabilidade neutra, respirar lentamente e profundamente, nadar mexendo as pernas de forma diferente da natação, mais suave, firme e constante pois com a nadadeira é diferente.

Mas a sensação de ficar sem peso é incrível, mesmo com tantos equipamentos pensando mais de 10Kg.

Mas agora, sem mais ter a limitação de ter que sair da água para respirar, nadar rápido, ou lento, olhando para baixo, ou para cima, ou para qualquer lado, e conseguir realmente enxergar, pois agora com uma máscara de mergulho, consigo ver de verdade, sem mais a preocupação da água entrar pois aprendi fazer a água sair da máscara.

Aprendi até procedimentos de emergência, pois afinal com a natureza não se brinca, pois pode haver imprevistos, e tive que treinar a retirar e colocar todo equipamento de baixo d'água, lógico continuando respirando com o equipamento solto.

Mas além do curso teórico e treino em piscina na também fiz minhas pesquisas no Google, afinal minha saúde não é excelente, e ninguém lógico quer atestar ou se responsabilizar, a melhor matérial que achei foi esse:


Em resumo, doenças pré existentes e condições momentâneas de saúde são os causadores de acidentes.

Um simples resfriado pode gerar problemas sérios no fundo d'água, quanto mais problemas mais sérios que estão lá, escondidos em nós mesmos, que muitos nem sabem que tem, e o stresses, nervoso, ansiedade, pânico, pode disparar no corpo reações quaisquer.

O ser humano e composto basicamente de água, mas há muito ar: oxigênio, nitrogênio, gás carbono, se movimentando em nós, e no mergulho há uma alteração dessa mistura em nossos corpos que podem gerar doenças de descompressão, e há ainda espaços aéreos que precisam ser gerenciados, e isso é uma responsabilidade individual que faz parte do treinamento.

Como está seu coração?
Como estão suas arterias?
Como está seu colesterol?
Está tudo certo por dentro?
Está tudo livre e desobstruído?
Há algum aneurisma por exemplo?
Pois, afinal 1% das pessoas tem aneurismas e não sabem, e estes talvez nuca vão se romper, apenas uma coisa que está lá, e sempre estará, a minha diferença e que por causa da minha enxaqueca nervosa, acabei descobrindo: 1mm, é pequeno para fazer qualquer intervenção, é questão de apenas monitorar anualmente e ter uma vida normal, e tomar cuidado com pressão alta.

A grande verdade em resumo de tudo é que nossas vidas estão nas mãos de Deus, mas também sobre nossas responsabilidades, se cuidarmos melhor do nosso corpo poderemos viver mais tempo, entretanto acidentes ocorrem diariamente no trânsito, em casas, e em diversas situações do acaso.

O que podemos fazer?
Nada!
Então bora aproveitar a vida!
Viver aventuras, experiências, emoções, conhecer lugares, pessoas, idiomas, culturas!
A vida é curta e tem que ser bem vivida!

Jesús disse:

eu vim para que tenham vida e a tenham plenamente.

Deus disse:

Não fui eu que ordenei a você? Seja forte e corajoso! Não se apavore nem desanime, pois o Senhor , o seu Deus, estará com você por onde você andar”.

Na Bíblia vemos homens de Deus indo para todo lugar, conhecendo todo tipo de pessoas, enfrentando todo tipo de desafios, batalhas, guerras, e vendo milagres, vivenciando aventuras e testemunhando histórias incríveis.

Tão somente seja forte e corajoso!

Comentários