Caminhos

o que é "andar" ou "caminhar"?

São verbos, que expressam ações em um tempo, outro verbo interessante a analizar é o "fazer".

Pegue uma folha, dobre no meio, e na dobra anote metade do numero que você tem de idade.

Arredonde para mais ou menos para facilidar, faça isso mais algumas 2 vezes separando assim a folha em 4 pedaços, e em cada pedaço o titulo será a fração da sua idade por exemplo se você tiver cerca de 40 anos, cada pedaço representará uma decada: 40, 30, 20, 10...

Gaste uns 5 minutos escrevendo nesses espaços tudo que você lembrar de importante que aconteceu nesses periodos, sejam coisas boas ou mas, filhos que nascem, parentes que morrem, emprego que conseguimos, ou empregos do qual saimos, crises, bençãos, provas, doenças, vitórias, curas, derrotas.

Tente fazer em uma unica folha uma retrospectiva da sua vida, agrupando os eventos em apenas 4 partes, não precisa explicar, pode apenas citar nomes, citar lugares, viagens, pessoas, amores, magoas, frustações.

Agora vamos ler Eclesiastes 2:4-14

O homem sábio tem olhos que enxergam, mas o tolo anda nas trevas; todavia, percebi que ambos têm o mesmo destino. Eclesiastes 2:14

Salomão fez grandes coisas?
Na verdade nem tanto, pois depende do referencial para um rei na época grandes obras é normal.
Estamos em epoca de eleição e sobre grandes obras e promeças nos estamos ouvindo mundo.

Mas o que é minha vida ou a sua?
Quais são os fatos as obras, os cursos concluidos, os trabalhos realizados, empregos, casamentos, filhos, doenças vencidas, ou pessoas que perdemos para a morte, quais foram nossos caminhos que nos definem, que nos moldaram, que nos marcaram?

Das coisas que você realizou quais foram suas metas?
Quais foram as vitórias?
O quanto foi dificil chegar até elas.

Precisamos entender que tudo em nossa vida é uma fase, e precisamos estar constantemente nos preparando para superar a proxima fase enquanto estamos na fase atual.

Dois erros muito comum são pessoas que só pensam na proxima fase, e não vivem a fase atual da vida, e ha o oposto pessoas que só pensam na fase atual da vida e não pensam em mudar, em avançar para a proxima fase.

Eclesiastes 4:4-13

O tolo cruza os braços e destrói a própria vida. Eclesiastes 4:5

Não podemos cruzar os braços diante da vida, esperando que o acaso nos dê o que precisamos 

Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de colher. Eclesiastes 3:2

O que estamos plantando?
Quais sementes temos em mãos hoje em dia?

Nunca foi tão facil adquirir conhecimento gratuitamente!
Mas por outro lado nunca houve tanto entreternimento e conhecimento inúteis, que só consomem o todos nós temos igualmente: tempo!

Sonhos são apenas sonhos se não agirmos e colocarmos limites, datas, e transforma-los em metas.
Mas ao cainhar, curta, desfrute, seja feiz durante a caminhada para sua meta, para que você não se sinta vazio quando a concluir, mas que você possa contar com alegria, todo esforço, cada aventura, para realizar seus sonhos.

Comentários