Seletivo

Você se lembra de tudo que você fez ontem?

Porque esquecemos tão fácil das coisas?

O que de fato fiz de significativo para minha vida ontem?

Na verdade só fica em nossas mentes coisas importantes, que nos marcam de alguma forma, que mexem conosco!

E as coisas corriqueira do dia a dia, nossas rotinas diárias fazermos no automático, sem pensar, sem questionar, sem entender qual é o propósito de casa coisa que fazermos, ou que deixamos de fazer!

Sem um Propósito, ficamos vagando, perdidos, sem saber o que fazer, nem quando fazer, pois nada tem sentido! A vida não tem sentido!

Então como podemos nos achar?

Por exemplo, quem você segue no YouTube e porque?

Sabemos de algumas coisas que gostamos, e podemos começar a definir nossos propósitos por aí, de acordo com nossa realidade.

Mas precisamos saber responder:

O que é ser seletivo?
Ser seletivo é bom?
Qual são as duas principais características de uma seleção?

Saber dizer SIM ou NÃO, nunca foi tão importante na história da humanidade!

A todo momento somos bombardeados por informações, notificações, mensagens, propagandas, convites, camadas de voz, vídeo, lives, jogos.

Qual a coisa mais importante que você fez ontem e porque?

Entretenimento é importante?

Durante toda a sua vida, seu trabalho é pura dor e tristeza; mesmo à noite a sua mente não descansa. Isso também é absurdo.  Para o homem não existe nada melhor do que comer, beber e encontrar prazer em seu trabalho. E vi que isso também vem da mão de Deus. Ao homem que o agrada, Deus dá sabedoria, conhecimento e felicidade. Quanto ao pecador, Deus o encarrega de ajuntar e armazenar riquezas para entregá-las a quem o agrada. Isso também é inútil, é correr atrás do vento.
Eclesiastes 2:23‭-‬24‭, ‬26 NVI

Sim, descascar, curtir a vida, passar tempo com os amigos, familiares, ou até sozinho, dormir, comer, ter nossos tempos com Deus, e conosco mesmo, é importante.

Quem já não começou orar em pensamento e percebeu que virou um pensamento em outra coisa? Precisamos ter tempo para orar e outro tempo para pensar, planejar, separadamente.

Nossa geração está se tornando a geração da multitarefa ineficiente, começamos e fazemos muita coisa, mas não terminamos, não fazermos direto, fazermos o mínimo possível, ou aceitável, pois queremos tantas coisas e no fundo não conseguimos ter nada.

Tudo é importante:

Estar na igreja, Ter nossos tempos com Deus, Estudar, Descascar, Trabalhar, Comer, fazer amizades, manter amizades, comprar, arrumar, limpar, contemplar... 

Para tudo há uma ocasião certa; há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu:  Tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou,  tempo de matar e tempo de curar, tempo de derrubar e tempo de construir,  tempo de chorar e tempo de rir, tempo de prantear e tempo de dançar,  tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntá-las, tempo de abraçar e tempo de se conter,  tempo de procurar e tempo de desistir, tempo de guardar e tempo de jogar fora,  tempo de rasgar e tempo de costurar, tempo de calar e tempo de falar,  tempo de amar e tempo de odiar, tempo de lutar e tempo de viver em paz.
Eclesiastes 3:1‭-‬8 NVI

No seu tempo de descansar, só descanse.
Veja um filme, ficar resolvendo problemas, falando com outros enquanto você descansa, não é descanso.

Precisamos ter tempo para contemplar, o que Deus já nos abençoou, por isso há tanta ingratidão.

O mesmo vale para tudo, precisamos ter foco, objetivos, propósito!

Ser seletivos, dizer não para qualquer coisa que nos interrompe, pois não é o momento disso agora.

Você sabe desligar e ligar as notificações dia aplicativos?

Precisamos aprender a desligar nossas notificações mentais... É hora de dormir, então durma, e durma bem, deixe o celular longe, apenas durma, descanse o corpo, os olhos, a mente, e acorde disposto a fazer muito no dia seguinte.

Temos que controlar nosso corpo, nossas vontades, desejos, pensamentos, saber dizer SIM ou NÃO, primeiro para nós mesmos, e depois aprender a fazer o mesmo para o mundo ao nosso redor.

Por exemplo:

Ouvir música enquanto estuda é bom?
Quantos sentidos você usa para estudar?
Ouvir músicas em outros idiomas ou só instrumental pode ser melhor se o silêncio incomoda, ou se você precisa de algo ocultar outros barulhos.

Como ser mais produtivo?

Trabalho, escola, cuidados pessoais, da casa, redes sociais, séries e filmes infinitos, shows, jogos, status, lives, há muito a fazer, e o mundo continua com apenas 24h!

Quais seus planos para alcançar seus propósitos de hoje, para semana, para seu mês, para seu ano, e para sua vida?

Qual a diferença entre sonhos e metas?
Prazo! Data definida! Tempo definido!
Tenha propósitos bem definidos!
Planos A, B, C... e planos de continência.

É hora de ter metas, e deixar de ser sonhadores frustrados que nunca realizam sonhos.

Deixar de curtir a vida dos outros e curtir nossas próprias vidas.

Como cristãos nós é que temos que ser seguidos, curtidos, pois temos Deus, temos um propósito e deveríamos saber  ser disciplinados e sábios, para conseguir fazer tudo no tempo certo!

O ladrão vem apenas para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham plenamente.
João 10:10 NVI

Quem são seus ladrões? 
Ladrões de tempo, de dinheiro, de foco, de qualquer coisa que está destruindo suas metas... deixemos de ser viciados no que não é importante, e vamos ter foco!

Deus quer que tenhamos uma vida plena, incrível, feliz, com propósito!

Que possamos deixar de ser seguidores de canais, e sejamos o protagonista de uma vida que qualquer um irá curtir muito.

Comentários