O santo remédio

Todos já fomos comparados.
Todos comparamos.
Comparações envolvem poses, corpo, grupo, conhecimento, e até espíritos.
E nós também nos comparamos.
E tendemos a nós comparar com quem nos achamos melhor, para alimentar nosso orgulho e ego.

e ele respondeu assim: — Atenda o pedido do povo. Não é só você que eles rejeitaram; eles rejeitaram a mim como Rei. Desde que eu os trouxe do Egito, eles sempre me têm abandonado e têm adorado outros deuses. Agora estão fazendo com você o que sempre fizeram comigo.
1Samuel 8:7‭-‬8 NTLH

O povo estava olhando muito para o lado.
A questão não é perder a confiança nas pessoas,... Mas perder a confiança em Deus, e querer construir confiança em outras coisas.

Comparações nos trazem culpa.
Criam julgamentos.

Porém, como dizem as Escrituras Sagradas : “O que ninguém nunca viu nem ouviu, e o que jamais alguém pensou que podia acontecer, foi isso o que Deus preparou para aqueles que o amam.”
1Coríntios 2:9 NTLH

Pois foi Deus quem nos fez o que somos agora; em nossa união com Cristo Jesus, ele nos criou para que fizéssemos as boas obras que ele já havia preparado para nós.
Efésios 2:10 NTLH

Reclamar é fruto de comparação
Deus fez cada um de uma forma e tem seu plano para cada um.

— Dois homens foram ao Templo para orar. Um era fariseu , e o outro, cobrador de impostos.  O fariseu ficou de pé e orou sozinho, assim: “Ó Deus, eu te agradeço porque não sou avarento, nem desonesto, nem imoral como as outras pessoas. Agradeço-te também porque não sou como este cobrador de impostos.  Jejuo duas vezes por semana e te dou a décima parte de tudo o que ganho.”   — Mas o cobrador de impostos ficou de longe e nem levantava o rosto para o céu. Batia no peito e dizia: “Ó Deus, tem pena de mim, pois sou pecador!”
Lucas 18:10‭-‬13 NTLH

As vitórias não são méritos apenas nosso.
É Deus que permite, então porque nós comparamos, invejamos e reclamamos.
Perdemos a compaixão se vivermos comprando uns com os outros.

Orgulho, arrogância, inveja, tudo isso está ligado a comparações.

Pois, onde há inveja e egoísmo, há também confusão e todo tipo de coisas más.
Tiago 3:16 NTLH

Tenham por todos o mesmo cuidado. Não sejam orgulhosos, mas aceitem serviços humildes. Que nenhum de vocês fique pensando que é sábio!
Romanos 12:16 NTLH

Desse modo não existe divisão no corpo, mas todas as suas partes têm o mesmo interesse umas pelas outras. Se uma parte do corpo sofre, todas as outras sofrem com ela. Se uma é elogiada, todas as outras se alegram com ela.
1Coríntios 12:25‭-‬26 NTLH

Eis o santo remédio:

Tenham sempre alegria, unidos com o Senhor! Repito: tenham alegria!  Sejam amáveis com todos. O Senhor virá logo. Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido. E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus.
Filipenses 4:4‭-‬7 NTLH

Gratidão é o remédio de Deus para muitas coisas.

Gratidão é como um músculo.
Quando mais somos gratos, mais fácil é de ser grato.

Comentários