Eleição para síndico, subsíndico e conselho


Em fim, chegou o grande dia, e a imagem acima expressa minha opinião não só sobre o momento de pandemia que todos vivemos e tantas "Fake News," mas infelizmente também sobre os últimos conflitos políticos que tem surgido aqui no condomínio.

Também quero compartilhar, a escritura abaixo, que me faz temer muito a Deus, principalmente hoje em um dia tão importante onde decidiremos as pessoas que vão estar a frente do condomínio por pelo menos um ano, ou seja, nossos representantes, nossos lideres: Sindico, Sub-Sindico, e conselheiros.

Quando a nação tem líderes inteligentes e sensatos, ela se torna forte e firme;
mas, quando a nação peca, ela muda de governo a toda hora.
Provérbios 28:2 NTLH

E interessante que tanto na imagem como na escritura tudo é questão de inteligência, estudo, de saber julgar com conhecimento, ou seja: saber, analisar, entender os dados de forma justa, imparcial, sem emocionalismo, sem partidarismo, sem mágoas, quanto mais ódio pessoal, e pensando no todo, no proximo, e não apenas em interesses e questões pessoais.

Infelizmente sempre haverá pessoas do contra, que difamam, criticam, ofendem, geralmente com uma postura de crítica de ironia e acusação. É difícil lidar com pessoas que esperam a perfeição, pois perfeito só Deus, e mesmo assim, veja o número de ateus e críticos religiosos atualmente, mas em fim, há sempre os que não concordam com o que muitos dizem ser perfeito, ou no minimo bom ou aceitável.

Mas afinal, o que é perfeição?
O que é preciso em um bom lider?
Quais as características necessidade em uma boa liderança?
O que é realmente necessário?
O que realmente é prioritário?

Pare e reflita nessa imagem!


Gosto muito de duas citaçōes, que o professor Ricieri sempre fazia em suas aulas de Matemática Aplicada a Vida:

"Todo ponto de vista, é a vista de somente um ponto"

"Ver de longe é ver melhor"

O que é prioridade para uma pessoa, não e prioridade para outra, o que é básico, ou necessidade para um pode não ser para outro, e precisamos aprender a respeitar as diferenças e os pontos de vista, e isso é algo que muitas pessoas não sabem fazer ainda, mas eu creio que com o tempo todos vamos criando maturidade, qualquer um aprende e muda, eu tenho fé nisso, pessoas mudam, sempre é só questão de tempo!

As vezes, quem está dentro do problema, os lideres, acabam "patinando" e precisam apenas ter uma ajudinha de fora, que pode vir como reclamação, critica, ou sugestão, pois quem está vendo o todo, quem está na realidade de morador, vê de forma diferente de um funcionário, e é por isso gosto de usar muito de ferramentas de "Kanban". Comecei a usar o Trello junto com outros moradores para mapear, registrar, e ter a visão do "todo", e assim fica facil de gerir os "problemas" dando também uma visibilidade a  "todos". O Trello é uma ferramenta de produtividade, não é uma solução, mas é um recurso que dá essa visão do "todo", e ajuda a lembrar dos detalhes, e não esquecer de nada, pois todos que pedem coisas, todos reclamam, de forma justa ou não, e é porque estão com alguma necessidade e todas precisam da devidas atenções, de alguma forma, o difícil lógico e decidir o que fazer primeiro, o que priorizar, pois tudo é importante mas nem tudo é urgente. Mas por não estarmos tratando de saúde, como os médicos tem que fazer em hospitais cheios, de ter que decidir quem deixam morrer e quem escolhem tentar salvar, e ainda é uma tentativa. Em fim, qualquer problema administrativo no mínimo precisa de tempo para ser discutido, planejado, realizado, alinhado com todas as outras necessidades da gestão e das pessoais, e ainda assim pode haver falhas, pois no final tudo sempre reflete de forma positiva ou negativa em pessoas!

Então o  que fazer?

Vamos automatizar tudo com tecnologia de ponta, contratando empresas e pessoas mais estudadas, e não se preocupar com quem vai perder o emprego pois não teve oportunidade de estudar, e cada um com seus problemas?
Ou vamos modernizar, mas capacitando nossos profissionais para trabalhar junto, e qualifica-lo, e preparar-lo até para empregos melhores um dia?

Como você vê os problemas?
Como você vê as pessoas?
Quais lados você analisa?
Você só olha para custo, ou olha para qualidade?
Você se preocupa com questões sociais e ambientais ou só quer praticidade, facilidade e conforto? e que as próximas gerações que se virem com o lixo que você produziu...

Na escritura, note, que o lider é bom, é inteligente!
E leva a nação a vitória, a prosperidade, a bênçãos.
Mas do que adianta se o povo não valoriza isso?

Hoje o condomínio onde moro é um dos melhores da região, mas não é perfeito, e nunca será, e isso é normal, problemas ocorrem, pessoas ficam doentes, incapacitadas, ou deprimidas, cançadas, stressada, morrem... em fim as máquinas também quebram, desgastam, sistemas dão problemas, falta treinamento na troca de pessoas, erros de alinhamento, erros operacional, salário baixo, há necessidades sociais que transcendem os problemas condomínio, que é a "bolha" em que vivemos! Ternos funcionários e prestadores de serviço humanos, pequenas e medidas empresas que passam todo tipo de problema para tentar entregar qualidade, mas as vezes a falhas, e o que faremos? trocamos? descartamos? Cancelamos? essa é a cultura, de hoje em dia, tudo é facilmente trocavel e substituivel, pares, funcionarios, relacionamentos, pessoas, sempre pessoas, afinal é mais facil trocar do que concertar, mas o que isso realmente gera? O que essa cultura de "Cancelamento" faz em nosso carater? Porque será que o numero de mendigos só crescem? Estamos descartando pessoas como coisas que quebram, é cultura, infelizmente! É o caminho mais facil, sempre acaba sendo o caminho do menor esforço.

Mas qual é a característica principal do povo na escritura?
É pecadora! Simples assim: Egoísmo, Ódio gerado mágoas ou traumas passado, Materialismo, sentimento de vingança, Imoralidade, Preguiça, isso são alguns exemplo de pecados para ser mais específico!
Afinal é sempre mais fácil mudar o líder do que mudar todo um povo!

Afinal mudar só um, ou meia duzia, colocando outros pecadores no lugar para que todos fiquem alinhados no mesmos pecados, no mesmo erro, é o que acontece e é relatado nos livros de Reis na Bíblia! Épocas de prosperidade e bençãos, e épocas difíceis pois o povo pecou e quiz um líder tão pecador quando o povo, por isso, que a mensagem de Jesus é tão incrível, pois a mudança nunca começa na liderança, e sim nos liderados, a mudança nunca é na politica, e sim nas pessoas, individualmente, um a um, culpar um líder por erros, é atirar a pedra na mulher adultera que Jesus defendeu só com a frase "Que atire a primeira pedra quem não tem pecados", mas naquela epoca, em meio a uma sociedade religiosa, as pessoas eram ao menos humildes em admitir seus erros, mas acho que hoje em dia nem isso mais sabemos fazer, afinal quem não erra por qualquer motivo que seja! seja por esquecimento, stress, muito trabalho, em fim, a mensagem de Deus é para nós nos perdoarmis sempre, nos amar, nos ajudar e não criticar, ofender, e ironizar.

Mas também em meio ao caus ou em meio as épocas de paz e prosperidade, Deus é sempre misericordioso em levantar profetas para ficar perto da liderança e ajudar quando ela erra seja repreendendo como fez até com Davi, ou seja aconselhando e estando sempre proximo ao lider.

Por isso, tenho me sentido muito tocado por Deus, ouvindo o clamor de pessoas, e vendo mais problemas em pessoas do que em coisas, e quero poder ser a luz de Deus na futura gestão, onde eu gostaria muito que fosse composta pelo síndico atual Alexandre, do qual tenho acompanhado o trabalho de perto e fico muito impressionado com a paciência e postura séria e firme, limpa e transparente, honesta e sempre pensando em todos os outros lados que eu nem imaginava existir.

E também estarei me candidatando ao conselho para poder ajudar, a qualquer que seja a sindicancia escolhida pela maioria dos moradores, conto com seu voto!

---------------------

Em fim, 18:20! acabou a eleição, o sindico atual venceu por pouco, o que mostra que tem muita gente descontente, querendo mudanças, então temos muito trabalho a fazer para mudar essa visibilidade negativa.

Obrigado pelo apoio de todos que votaram em mim, por falta de opção de subsindico, afinal fui unico candidato, hahahahaha, mas há sempre opção não votar, que foi o que alguns fizeram.

Obrigado pelo apoio e confiança Alexandre nesse trabalho que fizemos juntos nos ultimos meses e continuaremos junto fazendo, ficou muito bom o Vídeo, e sempre recomendei seu trabalho para outro condominios.


E vamos trabalhar, agora sob nova gestão, novos conselheiros, em fim, é isso!
Sem desculpa agora, é arregaçar as mangas, e bora para as proximas obras, unidos.

Comentários