Qual é o seu pecado?

"Não existe no mundo ninguém que faça sempre o que é direito e que nunca erre."
Eclesiastes 7:20 NTLH

Cada vez mais tenho percebido que a  maioria das pessoas tem um pecado principal, um problema, uma fala de caráter, uma característica, muitas vezes oculta, ou que a pessoa esconde, mas que gera outros problemas, outros pecados, que são mais visíveis.
E as vezes, até uma virtude pode esconder um pecado.

"E para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que não me exalte. Por causa disto, três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim. Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo"
2 Coríntios 12:7-9

A grande verdade é que todos temos algum defeito grande, que escondemos, que temos que lutar, lidar, com ele diariamente, ou deveríamos...
Infelizmente muitos para se livrar de um problema acabam por achar outro "maior".
Quantas pessoas vemos que vivem repetindo os erros, seus, ou dos seus pais? O ciclo do erro!
Paulo tinha algum problema, eu tenho, todos tem, mas quem é de fato humilde para não só admitir profundamente, mas para buscar ajuda?

Deus assim permiti isso para aprendermos sobre a graça dele, para aprendermos a ter misericórdia dos outros, ter compaixão, pois a luta de um não é a mesma do outro, é assim todos podem se ajudar, dividindo a graça, aprendendo uns com os outros a ter misericórdia, e todos juntos vencendo o orgulho, pois todos tem qualidades, mas também defeitos.

"Pedimos a vocês, irmãos, que aconselhem com firmeza os preguiçosos, deem coragem aos tímidos, ajudem os fracos na fé e tenham paciência com todos. Tomem cuidado para que ninguém pague o mal com o mal. Pelo contrário, procurem em todas as ocasiões fazer o bem uns aos outros e também aos que não são irmãos na fé.  Estejam sempre alegres, orem sempre e sejam agradecidos a Deus em todas as ocasiões. Isso é o que Deus quer de vocês por estarem unidos com Cristo Jesus.  Não atrapalhem a ação do Espírito Santo. Não desprezem as profecias . Examinem tudo, fiquem com o que é bom e evitem todo tipo de mal."
1Tessalonicenses 5:14‭-‬22 NTLH

Ual..... Essa escritura não é uma lista de pecados, e nem uma regra de como devemos agir uns com os outros, mas diz muito sobre como as pessoas são, e como deveriam ser. De uma forma positiva ou negativamente qualquer um tem algumas dessas características.
Assim vou tentar exemplificar cada característica.

A lista começa falando dos preguiçosos, que são pessoas que se você não mandar fazer algo ela não faz! Pessoas que não tem a iniciativa, a proatividade de perceber uma necessidade e agir, hoje em dia nas empresas é muito nítido ver isso, pois cada um mal faz sua função, quando mais ir além, perceber necessidades, e fazer a diferença, as pessoas de forma geral fazem o mínimo necessário para sobreviver, é assim apenas deixam de viver.
Em casa, todos pecados são evidenciados, principalmente esse, afinal o que fazemos quando estamos em casa? Todos precisamos descansar, relaxar, se distrair, se divertir, mas qual é o limite? Hoje há tanto entretenimento, jogos, aplicativos, rede sociais, novelas, futebol, Netflix, internet, séries sem fim! Mas até onde é saudável nosso descanso de todo stress do trabalho, e dos problemas da vida? O quanto nossas coisas pessoais, nossa vida está em ordem ou bagunçada por causa da preguiça de arrumar as coisas, preguiça de estudar, de trabalhar, de arrumar a casa! O quanto sua vida está em ordem, fisicamente, financeiramente, e sua saúde? Viver exige esforço! E a preguiça nos permite apenas sobreviver no caus.
E ainda há o grande mal do século, a famosa depressão, que precisa ser tratada ou será usada como muleta, como desculpa.

Os tímidos, são pessoas que em geral tem algum tipo de medo, de se expor, de se mostrar, de ficar em evidência, fazem de tudo para passar por despercebido, sofrem o que for necessário para não se expor, e assim, acabam sofrendo muito, pois realmente, acabam não sendo notados, acabam sendo esquecidos, isolados, não se relacionam, ficam solteiros muitos anos, e mesmo quando se casam, enfrenta diversos problemas de acordo com a personalidade do seu cônjuge, que pode ir muito contra sua natureza e machucar-se.

Os fracos na fé! É difícil explicar e definir esse perfil, mas prefiro dar um exemplo baseado na parábola do semeador, que são os que não tem raízes, convicções profundas, que vivem trocando de igreja, de religião, de filosofias, de relacionamentos, se divorciam, pois são fracos na fé, não tem forças para criar vínculos fortes, raízes profundas, se levam muito pelas emoções, pelo próprio ego, pela própria opinião que muda a cada instante, pois não tem coerência, pois não tem convicções profundas do que pensa, e não entende o que sente, na verdade é alguém que não sabe o que quer da vida, pessoal, profissional, quando mais da vida espiritual.

Ter paciência, socorro! Tá difícil!
Mas isso não é novidade, pois desde o primeiro século, a Bíblia já pede para termos paciência, pois a grande verdade é que não temos! Afinal a paciência, é a primeira característica do amor (1Co13:4) é assim já como não amamos de verdade, não conseguimos ter paciência, não toleramos as falhas dos outros, julgamos, repreendemos sem amor, só reclamamos e colocando peso sobre os outros.
Um exemplo de paciência é a que temos com crianças, de até dois anos, não tem como não amar, gostar, achar lindo, pois sabemos que não podemos esperar nada, que estamos lá para proteger e cuidar, pois a criança não tem noção de nada, não consegue se controlar física e emocionalmente, é em tudo depende de um adulto, e é esse o amor de mãe, de pai, que provê toda paciência, a de cuidar de quem não tem noção, e é dessa forma que precisamos ver muita gente de 20, 40, 60 anos, pessoas crescidas, sem noção ainda da vida, do que é certo ou errado aos olhos de Deus, sem controle da sua fé e dos seus pecados.

Vingança, pagar o mal com o mal!
Fique 5 minutos em alguma esquina movimentada e você vera alguma imprudência e logo um xingamento?
O trânsito mostra muito como somos vingativos, rápidos em reagir mal, xingar, odiar, pensar mal de alguém.
Ninguem pensa assim depois de ter sido fechado: "deve ter acontecido algo urgente e ele está com muita pressa, que Deus o abençoe em chegar bem, neste trânsito tão perigoso", mas porque?
Porque quando mais alguém faz mal a nossa vida, mais mal queremos fazer de volta na mesma intensidade ou mais.
No trânsito, podemos morrer, e atitudes de vingança no trânsito matam, pois tem a mesma intensidade.
Mas há atitudes menores de vingança, mais sutis, como por exemplo, não ajudar alguém, pois quando você precisou, você não foi ajudado, ou simplesmente retrucar de forma estúpida alguma brincadeira. O senso de justiça de muitos na verdade é pura vingança e maldade.

Precisamos fazer o bem, sempre, e não só na igreja, aos irmãos da fé, lembra da parábola do bom samaritano? Temos que ser bons em qualquer lugar, somos luz, temos que brilhar nas trevas, no trabalho, em casa, temos que ser coerentes, se não nosso sal, nossa vida, não tem sabor.
Se somos bons apenas na igreja somos hipócritas, um verdadeiro cristão é primeiramente uma luz, um exemplo em seu lar, em sua família, em seu trabalho, com os vizinhos, na comunidade local, com estranhos, desconhecidos, é na igreja.
Como nossos filhos poderão crer se em casa os pais não fazem o bem, só brigam, discutem, sem paciência, que fé é essa onde não gera amo e perdão? Onde está a bondade da sua fé? Para quem é a bondade da sua fé? Solteiros só são bons para com quem está interessado em se relacionar? Filhos do são bons para com os pais em épocas para receber presentes? Só tratamos nossos superiores bem, só nossos líderes, gerente, diretores, pois estes podem nos dar algum benefício, ou no mínimo manter nosso emprego?  Mas e nossos colegas de trabalho? E os nossos subordinados? Não temos que ser luz, sal, bons para eles também? Ou escolhemos quem merece nossa bondade? Escolhemos com quem devemos ser carrascos? Somos bons só quando iremos ganhar algo em troca? Somos bons só quando o que fazemos é visto por outros? Será que isso é de fato bondade?
Temos que ser bons a todos, sem interesses, sem querer ser exibir, ou receber algo!

Você conhece alguém sempre Alegre?
Difícil, alguém que nuca passar por dificuldade, problemas pessoais, de saúde, financeiro, com a família, com pessoas, em fim há tantas coisas que roubam nossa alegria, como ser sempre Alegre??? É impossível se o que nos faz feliz não coisas vinculadas a essa vida!
Somente se mantemos os olhos em nossa salvação, na cruz, estaremos alegres sempre, pois passaremos por cima dos problemas com alegria, pois as coisas desta vida não podem roubar a alegria da salvação eterna.
Nossa alegria deve vir da nossa vida espiritual, da paz que Deus nos dá, gratidão da Graça.
Se não temos demonstrado alegria a todos ao nosso redor, e porque estamos muito concentrados nessa vida, nos problemas e preocupações momentâneos, passageiros, e não no que realmente importa.

Orar sempre, é óbvio, mas quem está tendo uma vida de oração, quem ora 10 segundos, em pensamento, antes de responder, antes de falar algo no trabalho, em casa, para os filhos ou para o cônjuge, orar antes de tomar qualquer decisão, antes de fazer qualquer atividade, em qualquer lugar, antes de fazer a curva ao dirigir, estar orando em pensamento sempre, concentrado na missão, de como influenciar pessoas, como falar do amor de Jesus a outros, como ser luz e sal sempre, não apenas orando de forma egoísta para si mesmo, mas orando por todos. Orar antes de dar alguma resposta, para que tudo que seja dito seja "bem dito", e nada seja "maldito", afinal vivemos uma guerra espiritual, e se não estivermos sempre orando, focados no que podemos fazer de bom a todos ao nosso redor.

Ser agradecido, parece simples, mas nesta geração consumista queremos sempre mais, nuca estamos satisfeitos com nada, invejamos, é ficamos insaciáveis, é queremos não apenas mais, mas para ontem, a ansiedade dê se obter tudo num clique, só olhando para frente, sem agradecer ao que já se tem, sem estar contente com tudo que já se tem, é poder até dividir e gerar gratidão a outros, pois poderemos dar o que nos excede, em vez de dividir o que às vezes não é suficiente para nós... O quando reclamamos de tudo ou de todos? Pense o quando você agradeceu hoje? A quem voce agradeceu? Agora pense nas suas últimas reclamações e a quem fez, a quem cobrou? Precisamos animar os outros com nossa gratidão, alegria em servir, em brilhar, sem reclamar, fazer e ser exemplo, e não ser um cobrador, querendo sempre mais da vida, de você mesmo e dos outros.

Não atrapalhar o espírito! Lembra do sacrifício de Abraão? Já pensou que Isaque, sendo jovem, provavelmente mais forte do que seu pai idoso, poderia ter resistido é fugido? Mas ele não fez!
Lembra daquela ideia de evangelismo do seu líder, daquele plano, daquele evento da igreja, de qualquer ideia espiritual, que você não apoiou, ou não quiz participar, pois achou que não seria bom, não seria sábio, então... quantas vezes irmãos mais focados estão tentando fazer algo e nós estamos sendo negativos, só vendo impecílios, trabalho, problemas, mas tudo no fundo é uma desculpa, preguiça, timidez, ingratidão, egoísmo, pois não queremos sair da nossa zona de conforto para crescer, não queremos de fato fazer o bem, sem ganhar nada em troca.

Não desprezar as profecias!
Onde estão as profecias??? Na Bíblia!
Já leu sua Bíblia hoje?
Se não, você a está desprezando, não dando importância ao que Deus queria te dizer hoje, no fundo você está dizendo: "cala boca Deus, não quero te ouvir hoje", e talvez o mesmo amanhã, e depois, e depois, e talvez você já esteja dizendo isso a algum tempinho... desprezando o que Deus estaria te ensinando por meio da vida de incríveis homens que se sacrificaram para que você pudesse ter a Bíblia, hoje totalmente acessível online, via aplicativo, a qualquer momento, em qualquer lugar, basta querer ler um único versículo, em menos de 1 minuto dos tantos que você tem em seu dia, qual é a sua desculpa? Aceite a verdade, você despesa Deus e a Bíblia? somente quando aceitamos nossos erros que podemos tomar atitude para mudar!

Examinem tudo, porque isso?
O que é examinar tudo?
Lembra da escolha de Ló?
O que ele escolheu?
Quais critérios ele usou para decidir para onde ele iria?
O que te motiva em suas decisões?
Às vezes é melhor perder do que conquistar.
É melhor resolver uma situação do que empurrar com a barriga, mas a resolução de um problema não pode aumentar ou gerar outro problema.
Examine, ore, planeje, pense profundamente o por quê de cada coisa que você faz, e veja se tem sentido em sua vida, as vezes queremos algo apenas por luxo, por comodismo, por conveniência, só para acumular pois não vamos usar, só para dizer que "eu tenho".
Mas a questão é:
Eu preciso ter?
Por que eu preciso ter?
Ter isso me permitirá ser uma pessoa melhor?
Ter isso me ajudará a servir outros irmãos ou pessoas de fora da igreja, ou no que ajudará em minha família?
Pessoas terão inveja de mim por eu ter isso?
Como o meu "ter" inspirará outros a terem ou não, o mesmo?
Ter algo é só para saciar meu ego?
Quem mais além de mim se beneficiará?

Existe um tempo certo e um modo certo de fazer cada coisa. Mas o nosso grande problema é que não sabemos o que vai acontecer amanhã, e não há ninguém que possa nos contar.
Eclesiastes 8:6-7 NTLH

Em fim, Deus é incrível, tantas coisas podemos refletir, aprender diariamente, a fim de sermos melhores, podemos extrair tanto se examinarmos profundamente cada escritura e comparar com a vida que está ao nosso redor!
Reconheça seus pecados, aceite seus erros, busque ajuda, hoje, leia sua Bíblia, ore, agradeça a Deus pela oportunidade de aprender algo, por estar vivo e ainda poder mudar, seja grato por sua saúde, casa, irmãos, família, por viver para evoluir diariamente e mostrar alegria e gratidão a todos que estão ao seu redor!

Viva a vida completa e feliz, de amor, e de graça que Jesus quer que você tenha!

Comentários