A Cultura Brasileira

O que é cultura?

Google:
Cultura significa todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo ser humano não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade da qual é membro.

Wiki:
...todo aquele complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade... (Edward B. Tylor)

Vamos pensar em exemplos de:

Conhecimento: Ciência, matemática, educação, profissões...

Leis: direito, tribunais, prisão, pena de morte, prisão perpétua...

Moral: são os valores, ou a falta de valores, que a grande maioria da sociedade tem: Imoralidade sexual, infidelidade, preconceitos, como são os relacionamentos entre as pessoas.

Arte: Músicas, Cinema, Novelas, Pintura, mas que tem como origem a moral, a vida, o pensamento dos autores, de como eles vêem o mundo, ou como eles idealizam como poderia ser.

Costumes: Alimentação, as cidades e moradias, a seca ou abundância de recursos, tradições familiares.

Crença: as religiões, a fé que transcende o mundo material

É no Brasil, como é tudo isso?...

A cultura da lei no Brasil é a corrupção, impunidade, o desrespeito, em qualquer cenário, a cultura do vou reduzir a velocidade quando ver o radar... Vou copiar um filme, ou só vou baixar, a cultura do "vou ser mais esperto" e não vou ser pego! Não concordo com o preço, então compra produtos roubados, falcificados, pirateados, sem nota, sem procedência, que competem com quem tenta fazer tudo de acordo com a lei.

Na arte importamos quase tudo!
Gostamos dos filmes americanos pois admiramos o conceito do bem vencendo o mal... (Filmes de heróis)
Temos as novelas da Globo, e as mexicanas, que ensinam como devemos nos relacionar, nos fazem aceitar a vida que temos ou teremos, ou que nossos filhos terão!
A música, é sempre sobre sexo, relacionamentos problemáticos, camufladas de amor, não só no funk, mas em qualquer gênero, ensinando que infidelidade e traição é normal.

A fé, a crença, em meio de tudo isso, se torna hipócrita, pois está muito contaminada, com valores que vão totalmente contra a vontade de Deus!
Tantas denominações deturpam totalmente a mensagem de Deus, é cada vez mais, em qualquer igreja de qualquer denominação a hipocrisia aumenta, o joio cresce...
Veja esse vídeo sobre o que está faltando nas igrejas

Vamos pensar em outros povos, raças e suas culturas...

Por exemplo, a cultura oriental e peguemos por exemplo a luta, as artes marciais orientais tem todo um formalismo, beleza, sincronismo, filosofia, objetivo... comparemos com o boxe, ou a capoeira, e reflita um pouco.

Também a cultura oriental, fez com que as empresas orientais, dominassem os padrões de qualidade mundiais, e de lá vem o 5s, Lean, PDCA.

Grande parte dos orientais não tem a fé que conhecemos, eles tem uma filosofia de vida, a "religião" deles, em grande parte o budismo, não se baseia em um deus, mas em uma série de conceitos e valores que eles crêem e praticam, é isso eles levam para tudo, para os lares e empresas, e traz toda a prosperidade que eles tem.

Eles vivem em organizações familiares, com propósitos e deixam seu legado para gerações.

É outros povos, são mais conhecido pela fé deles, ou a cultura que se originou na maioria das vezes pela fé?

Qual é o seu legado?
Qual é o legado de sua família?
O que nossa cultura tem construído?
O que você ensina a quem está ao seu redor?
Mas vontando a nós cristãos do Brasil?
O que é maior em nós, nossa fé ou nossa cultura brasileira?

Tenham cuidado para que ninguém os torne escravos por meio de argumentos sem valor, que vêm da sabedoria humana. Essas coisas vêm dos ensinamentos de criaturas humanas e dos espíritos que dominam o Universo e não de Cristo.
Colossenses 2:8 NTLH

Pensando nisso dá para entender porque algumas denominações proíbem TV, músicas, é diversas outras coisas que influenciam, ensinam, principalmente quem ainda não sabe discernir, nossos filhos, mas que por mais que não admitimos, também a longo prazo nos influencia também.

— E o patrão desse administrador desonesto o elogiou pela sua esperteza. E Jesus continuou:  — As pessoas deste mundo são muito mais espertas nos seus negócios do que as pessoas que pertencem à luz....
... Quem é fiel nas coisas pequenas também será nas grandes; e quem é desonesto nas coisas pequenas também será nas grandes.
Lucas 16:8‭, ‬10 NTLH

Empresas familiares estão acabando em todo o mundo, pois os sentimentos acumulados por anos mostra que não perdoamos de verdade, as pessoas não passam mais décadas nos empregos, é também em suas famílias, devido a divórcios, traições, e filhos saem de casa para morar sozinhos perdendo as raízes, e ganhando o mundo...

A cultura do mundo está cada vez mais forte do que a fé, do que o amor incondicional, do que o poder do perdão!

Temos que trazer para nossa o amor de verdade, perdão de verdade!

A felicidade do passado deve gerar gratidão.
Os erros do passado deve gerar experiência de vida, apenas isso, e não maguas e traumas.

Pessoas mudam diariamente para melhor e para prior, pois ao mesmo tempo que aprendemos envelhecemos e ficamos mais limitados.

Aprendamos a olhar para frente e para cima... Olhar para traz, para o passado, só destroi o presente, inviabilizando o futuro.
Olhar para o lado, para a vida dos outros, para a cultura consumista e competitiva, nos faz nos compararmos com os outros em busca da felicidade que o mundo nos promete.
Olhar para Deus, para o céu, buscando a vontade de Deus para nossa vida é o que nos dará sim um futuro feliz!

Comentários