Não faz sentido

Ultimamente tenho ouvido muito essa frase: "Não faz sentido", Salomão, em Eclesiastes, bem disse, que é tido como correr atrás do vento! Que tudo que fazemos no fundo não serve para nada, tudo não passa de alguma forma querer competir, ou suprir algum conforto ou falta.

Quando eu era criança, só pensava em mim, no que me agradava, depois mais responsável, percebi que eu não era o centro do universo, que eu precisava ajudar minha família, que me criou e me sustentou, mas eu mantia meus sonhos e ideais, corrida atrás de vários ventos.

Na juventude corri muito atrás de dinheiro e conhecimento, estudando muito e trabalhando muito, e isso é a base de tudo que sou hoje.

Encontrei a Deus, conheci a igreja, o amor verdadeiro de Jesus, e vi que há um mundo maior, miserável, que precisa da minha ajuda, e de quem não está tão ocupado com seus próprios interesses, que há sonhos e objetivos muito maiores e honrosos para se viver.

Abri mão de alguns sonhos materiais, me contentei em apenas ter o necessário, sendo funcionário, sendo subordinado.

Casei, tive filhas, montei família, Deus abençoou com saúde, e moradia, mas já muitas batalhas a cada dia.

Passamos a vida correndo atrás de coisas, de pessoas, de títulos, de conquistas, de amizades, de milagres, de experiencias, de ventos... os sempre que conquistamos algo, depois vem o sentimento de vazio de novo, e um novo pensamento: e agora, qual a próxima fase?

Com a idade, já entendi que nada supre o desejo do coração de sempre querer algo, mesmo com fé, com Deus, esse desejo apenas muda de nome, de características, tentamos espiritualizar desejos humanos em valores espirituais, e dizemos que queremos ajudar, servir, salvar, liderar, mas no fundo, sempre o que queremos é de alguma forma sermos reconhecidos, admirado, nos sentirmos importantes dentro de uma comunidade, de uma empresa, de uma sociedade, de uns rede social, mesmo que virtual, cheia de pessoas desconhecidas, ansiamos por curtidas, por admiração, por seguidores, por alguém que nos diga "parabéns", que nos diga de alguma forma "obrigado", para que nos sintamos "pagos", para que possamos achar que o que fazemos faz sentido não apenas para nós mesmo mas para outros.

Há mais de 7 bilhões de pessoas no mundo, buscando por isso, buscando um sentido, um propósito, um vento, vazio.

A busca de alguns impede a busca de outros, e surgem conflitos, guerras, necessidades, é a realidade, é que a grande maioria nunca alcançará seus sonhos, nunca alcançará seus ventos, mas é incrível ver que estes são os que mais tem esperança, mais fé, pois ainda crêem que há coisas a buscar, uma direção a caminhar, um vento a seguir.

Mas a sensação do vazio na verdade, siguinifica que algo que buscamos foi alcançado, que conquistamos algo, é que precisamos agora escolher outra coisa a buscar, é que faça sentido com tudo que já fizemos, mesmo que desfaça algo, pois podemos chegar a conclusão que algo que construimos não é bom.

Somos ótimos para julgar, condenar, e invejar a felicidade dos outros, pois no fundo achamos que somente nós merecemos, só nossa opinião é correta, não procuramos saber o quanto o próximo se esforçou para conquistar algo, o quanto sofreu, quais as decisões que para ele fizeram sentido.

Esquecemos que a felicidade não é um fim, e sim um caminho a ser trilhado diariamente, que são as buscas, que mantém nossas mentes ocupadas, contra o ócio, que só gera depressão, o sentimento de inutilidade, de vazio profundo, pois a falta de sentido, nos faz afundar, em busca de qualquer migalha que nos dê prazer, que nos livre dos traumas, que nos afaste até de quem nos ama.

Por isso que a única coisa que preenche o vazio de nossas vidas, é a busca por algo que nunca alcançaremos, por um sonho, um vento, que por mais que lutemos, que buscamos, que nos esforçamos, nunca recebemos por mérito de esforço, pois já nos foi dado pela graça e misericórdia de Deus, por meio da morte e ressurreição de Jesus, a salvação de nossas almas, pois só isso pode nos manter sempre ocupados, para o inalcançável, evoluindo como pessoa, mudando diariamente para ser mais como Jesus, mesmo que no fundo saibamos que nunca conseguiremos, temos o objetivo de tentar, motivados pela graça, e a felicidade da gratidão pela salvação que ainda não recebemos, mas cremos.

Comentários