Tolerância

Acho que passei do nível saudável de tolerância.

Viver em paz, ter paciência, evitar conflitos, ser um pacificador, facilitador, burocrata, embaixador, político... parece ser algo bom!

Sempre tive facilidade de ser amigo de inimigos, de estar calmo em meio a tempestades, e eu achava que até era espiritualidade, auto controle, domínio próprio, mas hoje vejo que é uma falta de limites, falta de colocar tolerâncias em minha vida!

Na real, percebo hoje que tolero muito mais coisas que deveria, e dou desculpas para algumas, afinal: "se não há solução, solucionado está", costumo dizer isso para aceitar um problema ao meu redor, em vez de me incomodar com ele, e buscar resolver, e assim vou acumulando problemas, e me cansando, me frustrando, e errando...

Pessoas me julgam, condenam, gritam, ofendem, me desrespeitam, criticam, e o que faço? Aceito? Tento melhorar externamente? Nem me defendo afinal, tenho que ser humilde, e aceitar minhas falhas?

Mas será mesmo que são as minhas falhas? Ou apenas projetadas sobre mim? culpas de outros que são transferidas a mim?

Se você vê uma tábua com um prego virado para cima o que você faz?

Apenas desvia, ou pula?
Pisa e se lamenta do azar?
Tira do caminho para que você e outros não se machuquem.
Tira e fica falando mal de quem fez isso.
Tira e procura o responsável para concientiza-lo.
Não tira e busca o culpado para brigar.

Então para cada problema há uma infinidade de opções, de soluções, e não soluções, atitudes que resolvem definitivamente, ou que pioram totalmente! Posicionamentos que são altruísta, que levam em consideração o próximo, outros ao nosso redor, conhecidos ou desconhecidos, respeitando, gerando gratidão, gerando amizades, consideração.

Mas é preciso dizer a palavra mais poderosa do universo, a primeira que aprendemos a interpretar, e mesmo sem entender o porquê, mas por respeito e amor aceitamos!!! NÃO!!!

Agora entendo que quando alguém não aceita meu "NÃO", pode ser significa que:

* Que não entendi nada
* Que a pessoa não entendeu
* Que a pessoa está impondo seus limites e tenho que respeitar o não do outro também
* Que a pessoa não me respeita ou aceita minhas opiniões e prefere qualquer outra ao invés da minha

Em fim como lidar com a não aceitação do seu "não", de imprimir seus limites, suas ideias, seus valores!

No fundo, é mais fácil tolerar, se anular, em uma situação, do que se comunicar exaustivamente, por horas, quantas forem necessárias, até se esgotar a saliva, o tempo, as possibilidades de resolução de problemas.

Afinal podemos enfrentar nossos conflitos e vencer alguns, ou viver ignorando todos, e viver nas derrotas

Comentários